Equipe pelotense vence ASH e é campeã dos 45º JIRGS

Santa Maria, a capital do handebol, foi palco, neste sábado (20), das finais dos 45º Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS), na categoria Handebol. A competição, ocorrida no Centro Desportivo Municipal (CDM), sagrou a equipe de Pelotas, na categoria masculino, como a grande campeã dos jogos. Com 11 pontos, a equipe pelotense levantou o troféu já na tarde de sábado.

A Associação Santa-mariense de Handebol (ASH/PRAXIS) também somou 11 pontos, mas no critério desempate, o time de Pelotas saiu em vantagem, já que venceu o time da casa nos pontos corridos. A equipe de Canoas ficou em terceiro. Ainda participaram da competição os times de Pinheiro Machado e Itaqui.

Durante a manhã, o prefeito em exercício de Santa Maria, Sergio Cechin, e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, fizeram a abertura do JIRGS. Ambos destacaram a importância que a Administração Municipal dá ao esporte local.

– Santa Maria foi a capital do handebol no passado e exportou para todo o país diversos atletas. Queremos retomar a grandeza desse esporte na cidade. – ressaltou Cechin.

– Estamos muito contentes com a presença das finais em Santa Maria. Para nós, é motivo de orgulho ter vocês aqui. – complementou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Por volta das 18h30min de sábado, o Pelotas já sabia que era campeão. Com três vitórias e uma derrota, a equipe somou os 11 pontos, o que lhe garantiu o título da competição.

– É uma satisfação estar no JIRGS. Esse esporte nos deu amigos, nos proporcionou conhecer lugares. É um grande prazer estar aqui em Santa Maria, que nos recebeu de forma incrível. Só temos a agradecer. – disse Leonardo Gastal, 26 anos, diretor de Handebol do Clube Brilhante, de Pelotas.

A final dos Jogos Intermunicipais é o primeiro grande evento esportivo realizado, neste ano, no Centro Desportivo Municipal. Conforme o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, uma série de grandes competições devem ocorrer ao longo de todo 2018, fortalecendo o complexo esportivo como um dos principais locais de esporte do Município.

– Estamos preparando uma série de atividades esse ano. O handebol abriu com tudo essa temporada, já que realizamos uma grande competição aqui em Santa Maria. – finalizou Givago.

Equipe campeã dos 45º JIRGS. (Foto: Deise Fachin)

FINAL HANDEBOL MASCULINO

Santa Maria 29 x 10 Pinheiro Machado
Itaqui 22 x 19 Pelotas
Canoas 19 x 20 Santa Maria
Pinheiro Machado 12 x 18 Itaqui
Pelotas 21 x 17 Canoas
Santa Maria 26 x 21 Itaqui
Pinheiro Machado 12 x 20 Pelotas
Canoas 20x 19 Itaqui
Pelotas 22 x 19 Santa Maria
Canoas 19 x 14 Pinheiro Machado

Por Maurício Araujo/Assessoria Prefeitura Municipal de Santa Maria

Notícias Relacionadas