Santa-mariense assume equipe profissional em Minas Gerais

Desligado do Atlético (MG) onde atuou por quase uma década entre categorias de base a comissão técnica da equipe profissional, somada suas duas passagens, o santa-mariense Diogo Giacomini assumiu novo desafio em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, Giacomini iniciou o trabalho nesta segunda (22/01) e será o líder do processo de montagem do elenco que começará o trabalho com atletas sub-20 para formar o grupo que disputará no segundo semestre a segunda divisão estadual mineira profissional na temporada 2018.

Diogo Giacomini estava no Atlético (MG) até o final da última temporada. Foto: Bruno Cantini/CAM

 

Longe de sua terra natal há mais de uma década, o professor de Educação Física de 38 anos, formado pela UFSM, e que iniciou a carreira no Inter-SM no final da década de 90, se transferiu logo depois para Minas Gerais, onde atuou por 10 anos nos três grandes clubes do estado (América, Cruzeiro e Atlético), antes de assumir o  sub-20 do Palmeiras. Em maio de 2015, voltou ao Galo após deixar o Verdão. No clube paulista, foi vice-campeão brasileiro sub-20 em 2013.

Especialista e mestre em Treinamento Esportivo pela UFMG, esta foi a segunda passagem de Giacomini pelo clube de Minas Gerais. Pela base, Diogo levou o júnior do Galo à semifinal da Copa do Brasil sub-20 na temporada 2015 e comandou o time profissional nas duas últimas rodadas do Brasileirão 2016, após a saída de Levir Culpi, com uma derrota (2 a 1 para o Grêmio), e uma vitória (3 a 0 sobre a Chapecoense), que garantiu o vice-campeonato e a vaga direta na Copa Libertadores da América ao alvinegro de Minas, e nas três últimas rodadas do Brasileirão 2016, após a demissão de Marcelo Oliveira. No comando da equipe sub-20, levou o Galo ao título do Torneio de Terborg, disputado na Holanda, em 2016.

Na primeira passagem pela Cidade do Galo, entre dezembro de 2007 e abril de 2013, o treinador comandou a equipe juvenil atleticana, quando conquistou oito títulos: o tetracampeonato do Torneio Future Champions (2010/11) em Belo Horizonte e (2011/12) na África do Sul; o Torneio de Gradisca na Itália (2008), a Copa Integração sub-16 (2008) e o bi campeonato estadual (2011/12).

Notícias Relacionadas