Atleta de Santa Maria conquista o bronze no Grand Slam de taekwondo do Rio

Uma medalha e uma possibilidade de vaga na seleção brasileira de taekwondo. Com esse resultado a família Murillo retorna do Rio de Janeiro, onde disputou o Grand Slam 2018, competição que inaugurou a temporada 2018 e serve de seletiva para a formação da seleção nacional da modalidade.

Principais nomes de Santa Maria, os irmãos faixa-pretas Gabriel (14 anos) e Matheus (16 anos) embarcaram rumo à Cidade Maravilhosa para brigar por uma das duas vagas em cada categoria para a equipe brasileira e tiveram que competir na mesma categoria, a Juvenil, até 63kg.

E quem chegou mais perto de se firmar entre os titulares que representarão o Brasil no próximo Mundial da Tunísia e Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina (ambos em abril), foi Matheus, que chegou à semi-final e conquistou o terceiro lugar, perdendo a vaga na decisão para o mineiro Marcos Toledo de Sousa. Já Murillo também chegou perto, mas ficou a uma luta de encontrar seu irmão na semi-final e terminou a competição em quinto lugar.

Matheus (de amarelo) conquistou o terceiro lugar. Foto: Divulgação

– Como treinadora agredido que os meninos têm um grande potencial a desenvolver. Matheus perdeu a luta em um único momento de desconcentração, foi uma parada de tempo feito pela mesa de arbitragem. Mas, com alguns detalhes acertados e um pouco mais de treino, chegaremos ao nosso objetivo. – revela a mãe e treinadora, Rejane Fidêncio, que aprovou a mudança no regulamento, que previa três vagas para a seleção brasileira.

– Nossa participação foi boa pois ainda estamos entre os melhores do país. No edital sim (previa três vagas), mas este ano ele resolveram fazer diferente e vão avaliar os dois primeiros colocados, tipo o rendimento, o preparo físico e psicológico e o peso do atleta não pode passar 5% acima da sua categoria. Está mais rigorosa, mas é para o desenvolvimento do taekwondo. Eu, sinceramente, gostei muito dos novos critérios. – finaliza a mãe, técnica e responsável pelo Projeto Atleta Cidadão Marieta D’Ambrósio/Projeto Aconteser.

O próximo compromisso da dupla será os Jogos Escolares e as etapas do estadual para ir novamente às competições nacionais, como o campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Open Sul, que será disputado em São José (SC), no dia 7 de abril.

Notícias Relacionadas