Zona Oeste recebe Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Desde a tarde desta quinta-feira (03/05), a comunidade do Bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste de Santa Maria, conta com um novo espaço de lazer. É o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que inaugurou na região durante uma solenidade comemorativa com autoridades do Município, do Estado e do Governo Federal.

Em Santa Maria, o CEU está localizado na Avenida Malmann Filho, em uma área de três mil metros quadrados. No local, serão oferecidos espaços diversificados como bicicletário, área verde, espaço de ginástica e playground, quadra coberta, mesas para jogos de xadrez, salas de oficinas (teatro e artesanato), biblioteca, salão de conferência, sala multiuso, telecentro e de coordenação. Junto ao CEU, funciona também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, que oferece, para a comunidade, serviços vinculados às políticas de assistência social do Município.

A solenidade de inauguração contou com a presença da comunidade e com atividades artísticas e culturais. A Associação Orquestrando Arte, o Grupo de Percussão Atoque, o Teatro do Centro Social Marista Santa Marte e a banda da mesma escola animaram o público. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a importância de inaugurar o espaço, como forma de oferecer um local de lazer e integração.

– Governar é elencar prioridades. Estamos caminhando aos poucos. Sabemos que este projeto demorou a sair, mas estamos aqui, consolidando um grande compromisso. Queremos que a comunidade desenvolva o sentimento de pertencimento e ajude a manter e zelar por este espaço. – enfatizou.

– Quanto maior for o envolvimento da comunidade, maior será o uso deste espaço. Nossa Gestão está extremamente feliz e realizada em fazer a entrega deste equipamento. Temos a certeza que o CEU fará a diferença na realidade desta comunidade e transformará vidas. – ressaltou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marta Zanella.

Espaço destinado a diversas práticas esportivas e culturais. Foto: Givago Ribeiro/PMSM

Gestão Compartilhada

Por meio da parceria entre União e Municípios, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, estão sendo construídos 333 CEUS no país, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do Brasil. O CEU de Santa Maria foi o 160º espaço inaugurado no país e o 8º no Estado. A gestão dos locais é compartilhada entre as prefeituras, a comunidade e a sociedade civil organizada, com a formação de um grupo gestor que fica encarregado fazer o planejamento da gestão e adequar o uso e a programação dos equipamentos. Na solenidade, o prefeito Jorge Pozzobom assinou a portaria que nomeou os 15 integrantes do comitê gestor do CEU de Santa Maria.

No evento, o secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura e o diretor da pasta, Alfredo Bertini e Paulo Nakamura, respectivamente, destacaram o empenho do Governo Federal, em parceria com os municípios, para viabilizar os espaços. Os gestores também destacaram a importância da comunidade se apropriar do local e ajudar a manter e zelar.

– O desafio maior é a manutenção desse espaço. É preciso o trabalho conjunto do Município e da comunidade. É de extrema importância que este equipamento não se perca com o tempo. Queremos que este espaço seja uma semente, que irá germinar e render muitos frutos, que serão as oportunidades de vida para esta comunidade. – enfatizou Bertini.

– Esse é um presente feito a várias mãos, pensando no bem-estar da comunidade, das crianças e jovens que vão usufruir deste espaço. Essa obra tem um impacto social muito grande, pois auxiliará na redução da violência, na melhora da qualidade de vida e será um espaço de transformação. – complementou Nakamura.

* Via Mariana Fontana (Assessoria PMSM).

Notícias Relacionadas