Os números do jogo

Todos os dias somos bombardeados com inúmeras informações em nossas redes sociais, televisão, nas revistas e nos jornais. Muitas dessas informações carecem de um maior aprofundamento e de conceituação. Esse é o objetivo da nossa conversa de hoje.

Primeiramente, para entendermos sobre a análise do jogo precisamos definir o que é o futebol. O futebol é um esporte composto por equipes que realizam ações buscando alcançar um objetivo: fazer gols para vencer partidas. Dessa forma, o futebol é um esporte de invasão, ou seja, ambas as equipes necessitam entrar no lado do campo adversário para realizar o gol. Para isso, cada um dos onze jogadores tem uma função específica dentro de campo. O que determina o vencedor de um confronto é um conjunto complexo de ações de cooperação e de oposição entre todos os participantes envolvidos.

Sabendo disso, você já sabe o que significa Scout? E análise de desempenho? Estes dois termos são muito utilizados diariamente nos meios esportivos ao falar sobre a análise de uma partida de futebol. Apesar de estarem fortemente relacionados, eles não são exatamente a mesma coisa (muitas pessoas ainda tratam os termos como sinônimos). Então, para começarmos entender: o Scout é um termo mais amplo – que engloba todas as formas de análise (e são MUITAS!!!) – e que busca explicar em números tudo que acontece dentro das quatro linhas através da observação, sendo ela em vídeo ou no momento do jogo, por meio de uma análise notacional (utilizando unicamente números) ou usando a análise de desempenho. Assim, o Scout visa estudar e compreender, por meio de uma observação sistemática, o comportamento de uma equipe e de seu adversário.

Por sua vez, quando você lê sobre Análise de Desempenho, você está lendo sobre uma abordagem que visa entender o jogo, utilizando números, ações, variáveis psicológicas e fisiológicas, padrões de movimentação, jogadas ensaiadas e assim por diante. Estabelece várias relações entre os jogadores e os efeitos causados por cada um deles. Assim, sempre que os programas esportivos mostram lindos vídeos ou imagens, repletos de gráficos e infográficos e explicam superficialmente algumas ações, eles estão fazendo uma forma de análise de desempenho de uma equipe.

Para saber mais sobre como funciona o scout e para debatermos sobre futebol, não deixe de acompanhar as próximas colunas!

Fábio Saraiva Flôres é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e aluno de doutorado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. Atua profissionalmente como pesquisador e observador na área do Futebol desde 2010. É observador nível 1 da Professional Football Scouts Association (PFSA) da Federação Inglesa de Futebol.

Notícias Relacionadas