Professor Celso Giacomini assume novo desafio no Ministério do Esporte

O Ministério do Esporte nomeou Luiz Celso Giacomini como novo secretário de Alto Rendimento. O professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria deixa o cargo de secretário-geral da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para assumir o lugar do ex-judoca Rogério Sampaio, que foi chamado para ser o diretor-executivo do Comitê Olímpico do Brasil.

Professor Celso Giacomini assume novo desafio na gestão esportiva. Foto: Divulgação

A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) é responsável pela implantação de decisões relativas aos programas de desenvolvimento do esporte de alto rendimento. A SNEAR também delega sobre assuntos relativos ao Sistema Nacional de Esporte.

Desde que Rogério saiu da função, o cargo estava vago há duas semanas, mas foi preenchido nesta quinta-feira, dia 9 de maio, com publicação no Diário Oficial na União. Giacomini faz o mesmo caminho que seu antecessor, saindo da ABCD depois de oito meses para a secretaria de Alto Rendimento. O secretário já havia ocupado dois cargos no Ministério do Esporte, como diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia, em 2001, e secretário adjunto da Secretaria Nacional de Esportes, em 2002, quando trabalhou com o secretário Lars Grael. Somam-se a isso as experiências como representante do Brasil no Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude) e na Associação Mundial Antidopagem por dois anos, entre 2001 e 2002.

Luiz Celso Giacomini é nomeado secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Santa-mariense assume equipe profissional em Minas Gerais

Santa-mariense Diogo Giacomini de saída do Atlético (MG)

Atleta de handebol no período em que era estudante universitário, Giacomini tem forte ligação com a modalidade, tendo sido técnico das seleções brasileiras masculinas júnior e adulta. Com o time principal, conquistou títulos sul-americanos e, em campeonatos pan-americanos, classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e de Atlanta 1996, não tendo, entretanto, comandado a seleção durante as Olimpíadas.

Entre os cargos que ocupou, estão ainda, o de Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Santa Maria, presidente da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, além de presidente da Federação Gaúcha de Handebol (FGHb). Ao todo, Luiz Celso ganhou mais de 60 títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais de handebol, como atleta e como treinador.

Pai do treinador Diogo Giacomini (Coimbra-MG), é formado em Educação Física pela Universidade de Santa Maria (UFSM), e na mesma instituição de ensino se tornou mestre em Ciências do Movimento Humano, e especialista em Esportes Coletivos e em Educação. Lecionou por 27 anos em cursos de graduação e especialização, de 1973 a 2000, como professor de esportes nos cursos de graduação e de especialização em Educação Física. Nascido em Formigueiro (RS), Giacomini  ocupava, desde agosto de 2016, o cargo de diretor do Departamento de Informação e Educação, antes de assumir a ABCD, em setembro de 2017.

* (Fontes: Conselho Regional de Educação Física e Ascom – Ministério do Esporte).

Notícias Relacionadas