UFSM Futsal vira sobre a ATF e garante a primeira vitória na Série Bronze

O dia da primeira vitória, tão desejada, finalmente chegou. Após passar quatro rodadas sem vencer, a pressão pela falta de resultados positivos já começava a preocupar o elenco adulto da UFSM. O pensamento de todos era o mesmo: neste sábado a vitória não poderia escapar. E com esse espírito a equipe entrou em quadra lutando pela vitória até os segundos finais. A ATF até saiu na frente e teve várias chances de ampliar a vantagem, inclusive quando ficou com um jogador a mais em quadra na segunda etapa. O pequeno público que esteve no Coríntians percebeu a entrega dos jogadores em quadra e empurrou a equipe para a virada, que veio com quatro gols em pouco mais de três minutos. No fim, a ATF chegou a descontar para 4x3, mas não havia tempo suficiente para buscar o empate.

A vitória não só recolocou a Federal na briga por uma das vagas na chave 2, como também rendeu a subida de duas posições na classificação. A UFSM termina a rodada na sexta colocação, com a mesma pontuação da AIF (que tem saldo de gols menor) e dois pontos atrás do Gaúcho, que perdeu ontem para o La Máquina em São Sepé. Curiosamente, o Gaúcho é o próximo adversário da equipe treinada por Gabriel Pranke, no próximo sábado em Tupanciretã. Uma vitória nesse confronto direto pode colocar a Universidade novamente no G-5 do grupo.

[vc_row][vc_column][mk_image src="http://esportesul.com/wp-content/uploads/2018/05/UFSM-Futsal-x-ATF.jpg" image_size="full" desc="Equipe do ala Bernardo comemorou a primeira vitória na Série Bronze. (Foto: Felipe Bortoluzi/UFSM Futsal) "][/vc_column][/vc_row]

O jogo

Mal havia começado a partida e a torcida da UFSM tomou um balde de água fria. A ATF chegou ao seu primeiro gol aos 15s de partida, após Maicon receber um passe no meio da marcação da equipe da casa e chutar na saída de Carlson: 1x0. Mesmo com o gol sofrido, a UFSM tentou impor o seu jogo de posse de bola, mas a equipe visitante levava perigo nos contra-ataques e nas jogadas individuais de seus alas. Aos 3 min, Fiapo chutou rasteiro e Scalcon desviou para fora, na primeira chance da UFSM.

Aos 5 min, Léo tabelou com Diozer, que concluiu no travessão. Aos 7 min, após perda de bola da Federal, Paulo Autran concluiu alto e acertou o travessão. Um minuto depois, Deivid recebeu dentro da área e carimbou a trave. Na sequência, em cobrança de escanteio, Deivid recebeu sozinho e Carlson brilhou, evitando o segundo gol do time de Santa Vitória do Palmar.

Aos 11 min, Fejão roubou a bola no meio da quadra, avançou e passou para Léo. O ala concluiu na saída de Nardo, mas a bola bateu na marcação e saiu pela linha de fundo. Aos 12 min, Lincon recebeu dentro da área e desviou para o gol. A bola bateu na trave e, no rebote, o mesmo Lincon acertou a trave novamente. Aos 19 min, Índio ajeitou para Bernardo, que chutou prensado e a bola passou raspando a trave. E nos segundos finais, Deivid recuperou a bola e avançou com liberdade. Ele só não ampliou o placar, porque Carlson saiu fechando o ângulo e evitou o gol.

Na segunda etapa, o jogo ficou eletrizante. No primeiro minuto, Índio roubou a bola e passou para Bernardo. Ele ficou cara a cara com Nardo, que salvou a ATF. Aos 5 min, o time visitante puxou contra-ataque com Lê, que parou novamente em Carlson. Aos 6 min, Fejão recebeu como pivô e ajeitou para Léo, que desperdiçou a chance. Na sequência, em contra-ataque da Federal, Léo tocou para Diozer na segunda trave. Nardo saltou e conseguiu abafar a conclusão. No rebote, a ATF saiu em velocidade para o ataque e Jonatan cometeu falta passível de cartão amarelo. Como já estava com um cartão amarelo, foi expulso. No entanto, a Federal conseguiu segurar o time visitante durante os dois minutos até ter a equipe recomposta.

A entrega na marcação empolgou a torcida, que vibrou nas arquibancadas. Com novo ânimo, a UFSM criou uma chance em cima da outra. Aos 9 min, Lincon recebeu de Carlson, girou e chutou forte. Mais uma vez a bola parou na trave. Pouco depois, Lincon recebeu na direita, passou pelo marcador e tocou para a segunda trave, onde Diozer completou para o gol e empatou o jogo. Aos 10 min 55s, em falta próxima da área, Lincon rolou para Bernardo, que chutou cruzado e colocou a Federal em vantagem: UFSM 2x1.

Aos 12 min 26s, em outra falta nas proximidades da área, Bordinhão passou para Félix. O ala dominou e chutou forte, marcando o terceiro da equipe. Com os três gols em sequência, o time visitante se desequilibrou. Paulo Autran, que já tinha cartão amarelo, fez outra falta e foi expulso pelo acúmulo de cartões. A equipe universitária trabalhou bem a bola e, quando ela chegou em Bernardo, ele protegeu da marcação e chutou alto, vencendo o goleiro Nardo mais uma vez: UFSM 4x1.

Aos 13 min 30s, Léo passou para Bernardo, que tocou de cavadinha na saída do goleiro e acertou o travessão. No rebote, a ATF cometeu mais uma falta, próxima da linha de fundo. Como era a sexta, a UFSM ganhou um tiro livre direto sem barreira. Lincon cobrou rasteiro e Nardo defendeu.

Faltando cerca de três minutos para o fim, a ATF começou a atacar com o goleiro Vandré mais avançado, como goleiro-linha. Após bate e rebate dentro da área, Deivid ficou com a bola e chutou para outra defesa de Carlson. Aos 18 min, a bola chegou novamente em Deivid, que acertou a trave. A pressão dos visitantes acabou dando resultado. Aos 18 min 46s, Lê ajeitou a bola para Murilo, que completou para o gol: UFSM 4x2. E faltando 20 segundos para o fim, Vandré passou para a segunda trave, onde estava Murilo, que marcou mais uma vez. Placar final: UFSM 4x3 ATF.

Ficha técnica:

UFSM - Carlson, Jonatan, Bernardo, Fiapo, Scalcon, Matheus, Diozer, Fejão, Félix, Léo, Bordinhão, Lucas Preto, Índio e Lincon. T.: Gabriel Pranke.

ATF - Nardo, Nego, Maicon, Zebra, Lê, Vandré, Gustavo, Murilo, Everton, Rafael, Caçula, Paulo Autran, Deivid e Rodrigo Dias. T.: Vladisnei Castro.

Gols: Maicon (15s do 1T - A), Diozer (9 min 40s do 2T - U), Bernardo (10 min 55s do 2T - U), Félix (12 min 26s do 2T - U), Bernardo (13 min 13s do 2T - U), Murilo (18 min 46s do 2T - A) e Murilo (19 min 40s do 2T - A).

Arbitragem: Anderson Wendland (árbitro principal), Diego Lara Faria (árbitro auxiliar), Neiara Martins (anotadora), Paulo Sérgio Antunes (cronometrista) e Sandro Luiz Jost (Representante da FGFS).

Cartões amarelos: Diozer, Lucas Pretto, Fiapo, Félix, Índio (U), Rodrigo Dias e Nego (A).
Cartões vermelhos: Jonatan (U) e Paulo Autran (A).
Ginásio: do Coríntians, Santa Maria-RS.
Público pagante: 101 pessoas.
Público total: 136 pessoas.

Por Saul Pranke/Assessoria UFSM Futsal

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter