Primeira edição do Cerrito Basket Day reúne mais de 300 amantes de basquete

O Cerrito Basket Day, realizado no último domingo, 27, foi um sucesso. O tempo, que já havia provocado o adiamento do evento duas vezes, dessa vez colaborou, com temperaturas mais altas que na semana anterior e sol brilhando desde cedo. Mais de 300 pessoas passaram pela quadra do Hotel Dom Rafael Cerrito ao longo do dia.

Pela manhã, cerca de 40 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos participaram do jamboree de minibasquete 3×3, que contou com a grande presença dos familiares dos atletas. Os jogos iniciaram às 10h e foram até 12h30min, em duas quadras: na principal, ao lado do hotel, e em uma antiga quadra de vôlei existente em meio ao bosque, adaptada com uma tabela para os mais novos jogarem.

À tarde, o torneio de basquete 3×3 categoria livre foi bastante concorrido, e também contou com a presença dos apoiadores dos atletas e dos admiradores do basquete de rua. As 8 equipes se enfrentaram em dois grupos e depois em semifinais e finais. O time vencedor foi o Camoballers, que derrotou o Locomotiva Gratidão, na final, por apenas um ponto. Em terceiro lugar ficou o Jurassic Bas.

O evento contou ainda com o espaço Food Garden, em que os foodtrucks Freetas, Pizza na Kombi e Torneira Fusca Bier atenderam o público durante todo o dia de basquetebol.

Camoballers venceram as disputas de 3x3 no Cerrito Basket Day. Foto: Divulgação

Ranking Fiba

Como o Basket Day tem a chancela da Fiba (Federação Internacional de Basquete), todos os atletas participantes passaram a integrar o ranking mundial da federação. Ao participarem de outros torneios semelhantes, poderão ascender na lista de jogadores do Basquetebol 3×3, que não classifica apenas os times, mas também os jogadores individualmente. Esse ranking é usado, entre outros critérios, para a formação das seleções nacionais da modalidade, que é considerada o esporte mais praticado no mundo e entrou, recentemente, para as olimpíadas.

Após o sucesso da primeira edição, as entidades e empresas realizadoras já planejam uma data para o próximo torneio. O Cerrito Basket Day é uma iniciativa do Corintians Basquetebol e do Santa Maria Convention & Visitors Bureau e contou com o apoio dos Hotéis Dom Rafael e do Colégio Marista Santa Maria.

Finais:

Bulldogs 6 x 11 Jurassic Bas – 3º lugar

Locomotiva Gratidão 13 x 14 Camoballers – 1º lugar

Em anexo, algumas fotos do evento. A equipe de verde é a Camoballers.

* Via Juliana Lovato (Assessoria Santa Maria Convention & Visitors Bureau)

Notícias Relacionadas