Primeira edição do Cerrito Basket Day reúne mais de 300 amantes de basquete

O Cerrito Basket Day, realizado no último domingo, 27, foi um sucesso. O tempo, que já havia provocado o adiamento do evento duas vezes, dessa vez colaborou, com temperaturas mais altas que na semana anterior e sol brilhando desde cedo. Mais de 300 pessoas passaram pela quadra do Hotel Dom Rafael Cerrito ao longo do dia.

Pela manhã, cerca de 40 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos participaram do jamboree de minibasquete 3x3, que contou com a grande presença dos familiares dos atletas. Os jogos iniciaram às 10h e foram até 12h30min, em duas quadras: na principal, ao lado do hotel, e em uma antiga quadra de vôlei existente em meio ao bosque, adaptada com uma tabela para os mais novos jogarem.

À tarde, o torneio de basquete 3x3 categoria livre foi bastante concorrido, e também contou com a presença dos apoiadores dos atletas e dos admiradores do basquete de rua. As 8 equipes se enfrentaram em dois grupos e depois em semifinais e finais. O time vencedor foi o Camoballers, que derrotou o Locomotiva Gratidão, na final, por apenas um ponto. Em terceiro lugar ficou o Jurassic Bas.

O evento contou ainda com o espaço Food Garden, em que os foodtrucks Freetas, Pizza na Kombi e Torneira Fusca Bier atenderam o público durante todo o dia de basquetebol.

Camoballers venceram as disputas de 3x3 no Cerrito Basket Day. Foto: Divulgação

Ranking Fiba

Como o Basket Day tem a chancela da Fiba (Federação Internacional de Basquete), todos os atletas participantes passaram a integrar o ranking mundial da federação. Ao participarem de outros torneios semelhantes, poderão ascender na lista de jogadores do Basquetebol 3x3, que não classifica apenas os times, mas também os jogadores individualmente. Esse ranking é usado, entre outros critérios, para a formação das seleções nacionais da modalidade, que é considerada o esporte mais praticado no mundo e entrou, recentemente, para as olimpíadas.

Após o sucesso da primeira edição, as entidades e empresas realizadoras já planejam uma data para o próximo torneio. O Cerrito Basket Day é uma iniciativa do Corintians Basquetebol e do Santa Maria Convention & Visitors Bureau e contou com o apoio dos Hotéis Dom Rafael e do Colégio Marista Santa Maria.

Finais:

Bulldogs 6 x 11 Jurassic Bas - 3º lugar

Locomotiva Gratidão 13 x 14 Camoballers - 1º lugar

Em anexo, algumas fotos do evento. A equipe de verde é a Camoballers.

* Via Juliana Lovato (Assessoria Santa Maria Convention & Visitors Bureau)