Mariane Santos é convocada para o Mundial de Canoagem Maratona, mas sem ajuda financeira da CBCa segue com foco na Canoagem Velocidade

Principal nome santa-mariense revelado pelo Projeto Remar desenvolvido pela Associação Santamariense de Esportes Náuticos (ASENA) e capitaneado pelos multicampeões na canoagem Gilvan e Givago Ribeiro, a canoista Mariane Santos voltou a ser lembrada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Desde 2015 presença constante entre o selecionado nacional, Mariane Santos foi convocada desta vez para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que acontece em Portugal no mês de setembro. A vaga foi garantida já que a atleta santa-mariense é atual campeã nacional na categoria K1 Sênior, na disputa realizada em Eldorado do Sul no mês de março.

Contudo, a euforia de mais uma convocação e a primeira na modalidade maratona esmoreceu diante da crise financeira vivida pela CBCa, que não poderá custear as despesas da viagem dos atletas para a competição em Portugal, incluindo a de Mariane.

Diante deste cenário e em conversas com seus treinadores da ASENA, a canoísta seguirá focada nas distâncias olímpicas, de 200m e 500m. O foco toda agora é o Campeonato Brasileiro, na distância de 500m, e claro a classificatória olímpica.

– Não há recursos disponíveis para que os atletas possam viajar até Portugal e aqui em Santa Maria também passamos por dificuldades na ASENA. Assim não teremos a participação da Mariane no Mundial Maratona e definimos estrategicamente o foco para o campeonato nacional de canoagem velocidade, sendo que restam um ano e meio para a classificatória olímpica e a Mariane tem grandes chances de representar Santa Maria nas Olimpíadas na distância de 500m. Ficamos felizes pelo reconhecimento (convocação para o Mundial Maratona), mas já estamos pensando na classificatória olímpica. – afirma Givago Ribeiro, um dos diretores da ASENA.

Mariane Santos segue com treinos voltados na Canoagem Velocidade. (Foto: Divulgação/ASENA)

Notícias Relacionadas