Com novas modalidades, JESMA 2018 foi apresentado na última quinta-feira

A tarde de quinta-feira (07) marcou o lançamento da edição 2018 dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma). Sucesso em 2017, a competição contempla alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular e tem o objetivo de incentivar a participação da comunidade escolar santa-mariense nas atividades propostas, colocando o desporto como meio de educação. Neste ano, o evento trará novidades: inserção das modalidades de Judô e Bocha e uma programação especial para as crianças.

O ato de lançamento do Jesma foi realizado no prédio da SUCV para professores das três redes de ensino. Na oportunidade, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marta Zanella, agradeceu a participação das escolas e o esforço dos professores para a participação no evento e enfatizou a importância de fortalecer ainda mais a competição.

– Temos grandes sonhos e o Jesma é um deles. É uma alegria estarmos aqui, hoje, dando esse pontapé inicial à edição deste ano. O Jesma, a cada ano, mostra que pode se fortalecer e ser cada vez melhor. – ressaltou a secretária.

Na oportunidade, o superintendente de Esporte e Lazer do Município, Givago Ribeiro, e a coordenadora técnica do Jesma, Loiva Dias, apresentaram os objetivos do Jesma, as formas de disputa e como serão realizadas e premiadas cada modalidade (veja todas as modalidades participantes abaixo). A abertura do evento e o início dos jogos estão previstos para o dia 03 de julho e devem se estender até novembro. As competições serão realizadas em modalidades coletivas e individuais, nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos naipes feminino e masculino, com idade entre 11 e 17 anos (do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

 – O Jesma é a nossa prioridade, porque ele trabalha com os jovens, que são a nossa base, nosso futuro no Esporte. Eles merecem nossa dedicação, por isso, estamos nos empenhando, a cada ano, para inovar e apresentar um Jesma cada vez mais fortalecido e estruturado. – explicou Givago.

Neste ano, serão homenageados o professor Paulo Roberto Laporta (ligado ao vôlei e que será o Patrono dos jogos) e os atletas Claudir Rodrigues (que tem as principais conquistas no Atletismo) e Etiene Moreira Farias (que, por muitos anos, foi a detentora dos recordes do Atletismo no Jesma).

JESMA 2018 apresentou novidades no evento da última quinta. Foto: João Alves/PMSM

Novidades em 2018

Neste ano, o Jesma contará com duas novas modalidades: o retorno da bocha – que será realizada somente na categoria juvenil – e a inserção do Judô – que será realizado em parceria com a Liga Riograndense de Judô.

Neste ano, em paralelo com o Jesma, também será realizado o 1º Festival de Miniatletismo. A ideia, conforme Givago, é contemplar o público em idade escolar que não está inserido no Jesma, com idade entre sete e 11 anos. Assim, o Miniatletismo será realizado em uma espécie de gincana adaptada na modalidade do Atletismo. As competições devem ser realizadas no mês de outubro, em referência ao mês das crianças.

Também participaram do lançamento, além dos professores, a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Teston, e a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias.

* Via Assessoria PMSM (Mariana Fontana)

Notícias Relacionadas