Especial da Copa: Goleiros

O texto de hoje é o primeiro de uma série de colunas destinadas aos números da Copa do Mundo da Rússia. Falaremos sobre a posição mais importante de uma equipe de futebol, o goleiro.

No Brasil, muito se debateu sobre quem seriam os goleiros ideais para a nossa seleção, mas esse não é o objetivo principal da conversa dessa semana. Vou procurar mostrar que o Tite escolheu bons nomes, sim, e que eles não são tão diferentes assim dos principais goleiros convocados por outras seleções.

Então, antes de começarmos a falar dos números, escolhi analisar apenas os principais nomes das principais seleções envolvidas com a Copa da Rússia. Foram analisados dados das principais competições disputadas pelos jogadores (torneios continentais, nacionais e copas). Para tanto, Manuel Neuer (goleiro alemão) que esteve fora de ação durante quase toda a temporada de 2017/2018, mesmo sendo o principal goleiro de sua seleção, não teve seus números contabilizados. Marc-André Ter Stegen, goleiro do Barcelona, foi o escolhido no seu lugar.

Observando a tabela abaixo, pode-se perceber que os oito goleiros analisados tiveram uma média de 0,89 gols sofridos por partida. Esses valores são bastante baixos e, nesse cenário, destacam-se os goleiros brasileiros Cássio e Ederson (média de gols sofridos 0,64 e 0,88, respectivamente) que, quando comparados com o titular da seleção, tiveram melhor aproveitamento. Cássio, inclusive, obteve a segunda melhor média de gols sofridos, ou seja, foi o goleiro analisado que sofreu o menor números de gols, perdendo apenas para David De Gea (0,59 gols sofridos, em média) do Manchester United da Inglaterra.

Apesar disso, não é apenas de gols sofridos que vive um goleiro. Alisson Becker, goleiro titular do Brasil na Copa da Rússia, apesar de não possuir os melhores números em relação aos gols sofridos, foi o goleiro que mais trabalhou durante a temporada. O titular de Tite sofreu 4,61 remates em direção ao gol durante a temporada, sendo, também, o goleiro segundo analisado que mais defendeu chutes (média de 3,5 defesas por jogo). A relação entre essas três variáveis pode explicar a quantidade de gols sofridos pelo arqueiro. Em primeiro lugar, destaca-se, novamente, o goleiro espanhol David De Gea, pois foi o goleiro que menos sofreu gols por jogo disputado. Em contrapartida, foi o segundo goleiro que mais sofreu finalizações em sua direção e o goleiro que mais realizou defesas durante a temporada. Estes dados indicam que o goleiro do Manchester United, observando apenas os números, pode ser classificado como um dos grandes destaques da temporada, na sua posição.

A última variável analisada para essa coluna, foi a saída correta com os pés. Esse fator não indica nenhum aspecto completamente relevante para a posição de goleiro, mas sim, o grau de participação durante uma partida. O jogo de pés pode ser um indicador do estilo de jogo adotado pelas equipes ou pode nos explicar sobre o início da organização ofensiva de um time. Os números mostram que Rui Patrício, Thibaut Courtois e Hugo Lloris foram os goleiros que mais trabalharam de forma correta com os pés durante a temporada. O brasileiro com melhor aproveitamento foi Alisson.

Analisando apenas os números não podemos prever como um jogador irá se portar durante uma partida (Loris Karius acabou com a minha previsão do Liverpool campeão, algumas semanas atrás). Tampouco podem nos dizer se o resultado final do embate será o esperado mas, os números podem sim indicar variáveis predominantes do jogo, e essas podem nos auxiliar a entender melhor a dinâmica do esporte e a compreender a organização de cada equipe.

Até o próximo!

Fábio Saraiva Flôres é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e aluno de doutorado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. Atua profissionalmente como pesquisador e observador na área do Futebol desde 2010. É observador nível 1 da Professional Football Scouts Association (PFSA) da Federação Inglesa de Futebol.

Notícias Relacionadas