Soldiers vai a Curitiba para duelo contra o Crocodiles

Será longe de casa, mais precisamente em Curitiba (PR), que o Exército santa-mariense do Soldiers travará mais uma batalha decisiva pela Conferência Sul da BFA 2018 no próximo sábado (15/09). A partir das 14h, no Complexo Brown Spiders, os campeões gaúchos reeditarão a final da Conferência da última temporada diante do Coritiba Crocodiles em duelo válido pela quinta e penúltima rodada da fase regular da principal competição brasileira de futebol americano.

Pela frente, nada menos que o algoz da final de 2017, que venceu o Soldiers em Santa Maria na disputa do título da Conferência e que está invicto na competição, com três vitórias e lidera ao lado dos catarinenses do Timbó Rex.

Com uma campanha de duas vitórias e duas derrotas, os Soldados viajam para o Paraná na quarta colocação entre as sete equipes que disputam a Conferência sulista, que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

– Todo o jogo esse ano tem que ser considerado como o mais importante por que a BFA está num nível muito disputado e o Soldiers está tentando se provar como um dos melhores times de uma das conferências mais difíceis da liga, então todo jogo é muito importante e exige muito foco. A gente trata esse como o mais importante porque é o próximo e é como a gente vem tratando a temporada. – destaca Vinicius Zanon, uma das lideranças da equipe.

– O Crocodiles já se mostrou um time muito difícil de jogar, um time experiente, versátil, que tem uma arma que é o Quarterback, que é muito difícil de segurar, de tirar a tranquilidade dele. É um time muito antigo, com muita manha de jogo, muito físico. Dá pra projetar um duelo muito duro e o nosso desafio é sempre parar o ataque deles que é muito bom. – finaliza o experiente jogador que tem passagens pela seleção brasileira e atua como Defensive End no time que tem Gustavo Petter como headcoach.

Zanon (com a bola) é um dos principais líderes do Soldiers. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Adversário de muita tradição

O Crocodiles é uma das equipes de maior história no futebol americano brasileiro. O primeiro nome do time foi Barigui Crocodiles, devido ao local de treino escolhido lá no distante ano de 2003: o Parque Barigui. Desde lá a equipe paranaense coleciona fatos históricos. O principal deles é o pioneirismo, protagonizando o primeiro jogo fullpad (com equipamentos) do Brasil contra a equipe do Brown Spiders.

As duas equipes já se enfrentaram em quatro oportunidades. Na primeira, em 29 de setembro de 2012, pelo Campeonato Brasileiro, o Croco levou a melhor: 35×06 em solo santa-mariense.

A segunda partida envolvendo as equipes foi em Campo Largo, no Paraná, e também sagrou a equipe do Coritiba Crocodiles como vencedora, dessa vez com um placar mais elástico: 63×00.

Na temporada 2017, outros dois encontros no Presidente Vargas. Na primeira fase, no dia 5 de agosto, vitória santa-mariense por 31 a 21. Já no último encontro, na final da Conferência Sul 2017, 35 a 6 para o time da capital paranaense, que tem dois Brasileiros (2013 e 2014), cinco títulos da Conferência (2010, 2011, 2012, 2013 e 2017) e outros oito conquistas estaduais.

Na edição 2018 da BFA, 32 equipes disputam o título. Divididas em quatro conferências (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), após jogarem entre si, as quatro primeiras avançam para os playoffs de cada conferência antes dos cruzamentos nacionais.

Veja a tabela do Soldiers:
21/07 (Santa Maria) – Santa Maria Soldiers 49×14 São José Istepôs
04/08 (Curitiba) – Paraná HP 27×20 Santa Maria Soldiers
18/08 (Santa Maria) – Santa Maria Soldiers 14×24 Timbó Rex
01/09 (Santa Maria) – Santa Maria 03×00 Jaraguá Breakers
15/09 (Curitiba) Coritiba Crocodiles x Santa Maria
13/10 (Caxias do Sul) – Juventude FA x Santa Maria

Notícias Relacionadas