CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Em terras lusitanas: Atacante santa-mariense faz a sua estreia no futebol português

Mais um talento santa-mariense começa a alicerçar e conquistar o seu espaço no futebol profissional e consequentemente a buscar no mundo de sonhos o que uma bola pode propiciar.

Prestes a completar 21 anos de idade no dia 9 de outubro, o jovem Cleyson dos Santos vive o seu principal e maior desafio da promissora carreira a quase mais de 9 mil quilômetros de sua cidade natal.

Desde o início de setembro o atacante canhoto reside em Portugal, mais precisamente na cidade de Viana do Alentejo, onde defende o verde e branco do Sporting Clube de Viana do Alentejo, uma filial do Sporting Clube, time considerado um dos "Três Grandes" portugueses ao lado do Porto e Benfica.

A chamada oportunidade dourada e que pode abrir outras portas para o jogador que escreveu toda sua história no futebol até então longe dos gramados de Santa Maria.

[vc_row][vc_column][mk_image src="http://esportesul.com/wp-content/uploads/2018/09/cleyson-santos.jpg" image_size="full" desc="Cleyson (à esquerda) em seu início no futebol com o Laranja Mecânica. (Foto: Arquivo Pessoal)"][/vc_column][/vc_row]

O pontapé inicial na carreira foi dado aos 13 anos, no Paraná, com a camisa do Laranja Mecânica, equipe de Arapongas e criada por investidores da Holanda para monitorar talentos brasileiros valorizando os fundamentos do famoso carrossel holandês imortalizado por Johan Cruyff e cia. E bastou pouco tempo para Cleyson se destacar e chamar a atenção de outros clubes. Entre eles o catarinense Avaí, de Florianópolis, equipe que o jogador viria a se transferir em 2012 e construir praticamente toda a sua trajetória nas categorias de base.

Com o Leão da Ilha a primeira temporada marcante foi a de 2014, quando sagrou-se campeão catarinense e citadino sendo umas das principais peças da equipe. Atuações elogiadas pelos treinadores e coordenadores das equipes de base do Avaí que acabaram rendendo o primeiro contrato profissional para Cleyson.

Foi então que em 2015, ano que se iniciou com vice-campeonato da Copa Santiago, um dos pesadelos na vida de qualquer jogador testou a fé, superação e sonhos do santa-mariense. Em setembro daquela temporada Cleyson sofreu uma lesão no joelho e precisou passar por cirurgia, perdendo todo o restante da temporada. Quando retornava de lesão, após cerca de três meses, um novo baque e susto. Cleyson sofreu nova lesão no joelho que o obrigou desta vez a ficar nove meses parado.

- O Avaí me representa muita coisa. Foi o primeiro clube que abriu as portas pra mim e eu soube aproveitar isso, o que atrasou um pouco minha carreira foram as duas lesões no joelho. Na segunda lesão eu fiquei muito desanimando porque eu tinha ficado praticamente oito meses parado e depois pensar que ia ficar mais uma temporada fora desanimou muito. Mas que querendo ou não eu aprendi bastante a dar valor para as coisas, tipo um treino, um jogo e tudo mais. Foi um momento difícil, uma lesão atrás da outra, mas eu conseguir ter força pra continuar. - relembra Cleyson.

[vc_row][vc_column][mk_image src="http://esportesul.com/wp-content/uploads/2018/09/cleyson-santos-avaí.jpg" image_size="full" desc="Atacante foi do céu ao inferno no Avaí, clube que viveu seu melhor momento nas categorias de base e que também sofreu duas lesões consecutivas. (Foto: Divulgação/Avaí)"][/vc_column][/vc_row]

Após o drama o meio-campista transformou todo frustração vivida em vontade de vencer. Em 2017 Cleyson passou a treinar com o grupo profissional do Avaí, onde teve oportunidade de trabalhar ao lado de atletas como o meia Marquinhos, ex-Grêmio, o zagueiro Betão, ex-Corinthians, e o lateral-direito Maicon, ex-Seleção Brasileira e campeão da Liga dos Campeões com a Inter de Milão.

Totalmente recuperado, mas sem ter o seu contrato renovado com o Avaí, o atacante rumou para o nordeste brasileiro ainda em 2017, mais precisamente para o Rio Grande do Norte, onde teve uma breve passagem pelo América de Natal. Já no primeiro semestre de 2018 Cleyson foi anunciado pelo Guarani-VA para a disputa da Divisão de Acesso.

Mesmo sem ser aproveitado no grupo rubro-negro e com as dúvidas e incertezas quanto ao seu futuro que rondam boa parte dos jogadores profissionais brasileiros, o santa-mariense que é filho da atleta de handebol Lélia dos Santos, do HFSM, não esmoreceu e pouco meses depois foi recompensado bom a oportunidade de cruzar o Oceano Atlântico para atuar a Península Ibérica, em terras lusitanas.

- Eu estou muito feliz com essa oportunidade. Todos os meninos brasileiros sonham em jogar na Europa e eu estou tendo essa oportunidade, creio que muitas portas vão se abrir aqui na temporada 2018/2019. - diz Cleyson.

[vc_row][vc_column][mk_image src="http://esportesul.com/wp-content/uploads/2018/09/cleyson-santos-sp-viana.jpg" image_size="full" desc="Santa-mariense em atividade na pré-temporada do Sporting Viana. (Foto: Arquivo Pessoal)"][/vc_column][/vc_row]

No Sporting Viana Cleyson irá disputar a chamada Divisão Elite de Évora, equivalente a quarta divisão do futebol português e dividida entre os distritos do país, no qual a sua equipe entra como uma das favoritas.

Até o momento o atacante atuou em dois amistosos na pré-temporada, onde marcou dois gols logo em sua primeira partida na goleada de 9 a 1 sobre o Cuba e mais dois na vitória de 5 a 1 em cima do Otero.

Já a estreia oficial do santa-mariense pelo Sporting Viana ocorre neste domingo (30/09), na rodada de abertura da Divisão Elite, logo no clássico contra o União Sport Montemor, fora de casa. O primeiro capítulo da história de Cleyson no velho continente.

[vc_row][vc_column][mk_image src="http://esportesul.com/wp-content/uploads/2018/09/cleyson-1.jpg" image_size="full" desc="Cleyson, na foto com a camisa do Sporting Viana, é mais uma promessa brasileira no prestigiado futebol europeu. (Foto: Arquivo Pessoal)"][/vc_column][/vc_row]

s2Member®