Pablo Estrazulas supera todos desafios do Ironman Argentina

O ano de 2018 foi realmente marcante para o triathlon santa-mariense, em especial o de longa distância, os mais temidos e que levam os atleta aos seus limites.

Depois de Renato Brum superar a etapa brasileiro do Ironman Full, em maio na catarinense Florianópolis, outro triatleta de Santa Maria fechou o ano entrando neste seleto grupo dos nomes que completaram a mais famosa prova da modalidade.

O mais novo a desafiar, encarar e também passar por cima dos desafios e imprevistos do Ironman foi Pablo Figueiredo Estrazulas, no dia 2 de dezembro, em Mar del Plata, província de Buenos Aires, na Argentina.

Caracterizada pelas baixas temperaturas, a etapa argentina do Ironman Full surpreendeu ainda mais pelo frio e pelo mar agitado, o que acabou levando a organização do evento diminuir a prova de natação de 3,8km para 1,5km.

– No domingo amanheceu bem frio e quando chegamos no local fomos surpreendidos com a notícia de que a prova de natação seria encurtada para 1500m, devido a diferença de temperatura entre o corpo dos atletas e a água estar muito grande. Tudo com a finalidade de preservar a integridade física dos atletas. – relembra Pablo Estrazulas.

Já nas duas etapas seguintes, 180km de ciclismo e 42km de corrida, o triatleta conta que o maior vilão foi mesmo o vento contra:

– Na bicicleta o vento estava muito forte, fazendo com que os 90km que pedalávamos contra o vento fosse muito desgastante. Sem falar no frio que estava, o que fez até mesmo atletas profissionais desistirem da prova. O vento acabou atrapalhando um pouco a corrida também quando ficávamos contra o vento, mas nada comparado ao pedal. O que pesava mais era o desgaste das outras provas até o momento.

Assim, passando por cima de todas adversidades, Pablo Estrazulas completou todo trajeto em 11h27min26seg, sendo o primeiro santa-mariense a terminar a prova em Mar del Plata e o quinto a cruzar a linha de chegada do Ironman.

Antes dele já haviam escrito seus nomes na história da competição Rodrigo Soares (2012), Patrick Martelli (2014), Rodrigo Szewkies (2015) e Renato Brum (2018).

Pablo Estrazulas é mais um que entra para a história do triathlon santa-mariense. (Foto: FinisherPix)

Notícias Relacionadas