Arte suave se despede de 2018 com grandes resultados

A brilhante temporada do jiu-jitsu santa-mariense chegou ao fim oficialmente com suas últimas competições oficiais disputadas no último sábado e domingo (15 e 16/12). E assim como durante o ano, marcado por conquistas inéditas e centenas de pódios em nível estadual, nacional e mundial, o Coração do Rio Grande fechou o 2018 em alta.

Na capital gaúcha a arte suave local se destacou no Porto Alegre Internacional Open (IBJJF), um dos campeonato mais tradicionais do país que já ocorre em outras metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, e que pela primeira vez desembarcou no Rio Grande do Sul.

Da Drill BJJ School vestiram o kimono os faixas azul Guilherme “Racionais” Fonseca, Daniel Lopes e Diosana Frigo. Guilherme “Racionais” acabou com a prata na Master 1/Meio Pesado, Daniel com o bronze no Master 1/Leve e Diosana faturou a prata na Master 1/Leve e a prata no absoluto.

Nesta segunda-feira, quando iniciava o tratamento de uma pequena lesão no joelho antes de voltar aos treinos, Guilherme “Racionais” comentou sobre a conquista na capital e sobre a temporada 2018:

– Não foi um ano fácil. Começou dando tudo certo no Floripa Open e Campeonato Brasileiro, depois, veio o choque de ter o visto negado pra lutar o Mundial nos Estado Unidos. Desanimei, perdi o foco, várias vezes pensei em parar. Problemas pessoais me afastaram dos treinos e das competições, cheguei a ficar três meses sem competir. Sinceramente, não sei de onde saiu força pra continuar. O Porto Alegre Open foi um campeonato de alto nível. Acabei me machucando na semifinal, lutei a final machucado e não pude encerrar o ano como gostaria, mas apesar de tudo, me sinto feliz. Se fosse fácil, todo mundo era campeão. Sempre acreditei que as dificuldades nos fazem mais fortes. Que venha 2019.

Guilherme "Racionais" chegou a sua quinta medalha em cinco meses na faixa azul. (Foto: IBJJF)

Quem também subiu ao pódio foi o santa-mariense Thiago Saldanha, que hoje defende a Ryan Gracie, de São Paulo, e retornou ao seu estado natal para competir. O faixa marrom fechou a sua conta na temporada com o ouro na categoria Adulto/Pesado e a prata no absoluto e agora suas atenções se voltam todas para o Europeu da IBJJF, em janeiro de 2019.

– O Open de Porto Alegre foi o último campeonato do calendário 2018. Agora é o Europeu, que ocorre na segunda semana de janeiro, então não há pausa nos treinos. – diz Thiago Saldanha.

Já no domingo (16/12), a pouco mais de 300km de Porto Alegre, os faixas preta e referências da Thork JJ Léo Morosetti e Ivan Souza “Pitbull” encararam a primeira edição da Copa Evolution, onde respectivamente conquistaram o ouro nas categorias Pesadíssimo e Médio e dividiram o primeiro lugar do absoluto.

Porto Alegre Open serviu de preparação para o Europeu para o santa-mariense Thiago Saldanha. (Foto: Arquivo Pessoal)