Tobias Lovato é campeão gaúcho de basquete com o União Corinthians

Dona de uma gloriosa história e longa tradição entre o basquete gaúcho e também nacional, a cidade de Santa Cruz do Sul encerrou um jejum de dezessete anos sem título estadual na noite da última sexta-feira (14/12) com a vitória do União Corinthians diante da sua torcida sobre o Sojão, de Santa Rosa, na decisão do Campeonato Gaúcho Adulto Masculino 2018. Um título que teve ajuda e participação do Coração do Rio Grande.

Residindo no município do Vale do Rio Pardo desde o mês de junho de 2017, o ala/armador revelado pelo Corintians Basquetebol, onde também atuou na última temporada, Tobias Marramarco Lovato foi um dos destaques e líderes da campanha vitoriosa da equipe santa-cruzense na competição da Federação Gaúcha de Basquetebol.

A coroação de Tobias e do União Corinthians veio após um confronto equilibradíssimo e repleto de emoções, com direito a duas prorrogações e vitória por 120 a 112 na final em jogo único do Campeonato Gaúcho disputada em Santa Cruz do Sul.

- Este jogo da final foi um jogo épico. Foi para duas prorrogações, um jogo bonito de se ver, bem disputado e de alta qualidade. O Sojão tinha quatro jogadores que já jogaram o NBB, investiram bastante para este campeonato. O que só valoriza mais ainda o título do União Corinthians. - conta Tobias Lovato.

Foi o primeiro título do porto-alegrense radicado em Santa Maria pelo União Corinthians, clube no qual defende oficialmente desde o início da temporada após receber um convite do técnico santa-cruzense Athos Calderaro, com quem já havia trabalhado na Seleção Gaúcha.

Tendo na bagagem a experiência de ter participado da principal competição do país, o Novo Basquete Brasil (NBB), primeiro com o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, e mais tarde com o Caxias Basquetebol, de Caxias do Sul, Tobias Lovato foi titular e peça chave do União Corinthians, participando de todas as sete partidas no Campeonato Gaúcho 2018. No total foram seis vitórias e apenas uma derrota.

- Foi um título bem legal, bem importante. O União Corinthians está buscando retomar os tempos áureos do basquete de Santa Cruz do Sul. Foi o primeiro título estadual adulto para a cidade desde 2001, um intervalo grande sem um título importante. O projeto é para continuar com o time adulto, daqui a pouco jogar uma competição nacional, uma segunda divisão, com o objetivo maior de um dia retornar a elite do basquete nacional. - completa Tobias, que já havia conquistado o principal título do basquete estadual pelo Caxias em 2015.

Tobias Lovato conquistou o seu segundo título do Campeonato Gaúcho na carreira. (Foto: Divulgação/União Corinthians)