Doação dos Campeões: Associação “Ah… Muleke” e time feminino de vôlei da AABB lançam campanha de doação de sangue

O esporte sem dúvida alguma é além de lazer e de ser peça chave para a saúde física e mental é também uma paixão de todo brasileiro, e claro, dos santa-marienses. E é sustentado nisto, nos valores das mais diferentes modalidades e fidelidade de equipes e torcedores, que a Associação “Ah… Muleke” e o time feminino de voleibol da AABB uniram suas forças por um propósito bem nobre: incentivar a doação de sangue no Coração do Rio Grande.

A ação que foi lançada oficialmente no último sábado (19/01), no Hemocentro Regional de Santa Maria, tem como objetivo ampliar o número de doadores voluntários de sangue para a suprir as baixas dos estoques justamente na época do ano em que as doações caem drasticamente, já que boa parte das pessoas em idade e condições de realizar a doação de sangue aproveitam o período de férias para viajar.

– Hoje temos mais de cinquenta apoiadores, que entenderam que é uma forma de solidariedade. Sangue é algo que sempre falta. Como diz o título da campanha Doações dos Campeões. Ser campeão em uma quadra, no campo, no tatame, em uma pista é fácil, o difícil é ser campeão na vida, no dia a dia. A campanha está tomando corpo, estamos divulgando bastante. Temos esperança que vamos fechar os mil doadores. – comenta Ogier de Vargas Rosado, um dos responsáveis pela Associação “Ah… Muleke” e pela campanha.

Bastou pouco tempo para esta verdadeira corrente do bem que transforma doações em vidas ganhar o apoio de dezenas de entidades santa-marienses, escolas, academias, artistas locais e também personalidades do esporte. Até está quarta-feira 53 times e equipes já haviam confirmado apoio ao projeto, como Inter-SM, URSM, ASENA, União Independente, HFSM, Confraria del Padel, Dallas FC, entre outros.

Em três dias da Doação dos Campeões aproximadamente cem doadores já passaram pelo Hemocentro, quase 10% da meta estabelecida pela Associação “Ah… Muleke” e pelo time feminino de voleibol da AABB, que é de mil doadores até o dia 28 de fevereiro.

Para doar sangue é necessário apresentar documento de identificação com foto para a realização de um breve cadastro, ter peso acima de 50kg e idade entre 18 e 67 anos.

O Hemocentro de Santa Maria fica localizado na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Dores, e funciona de segunda à sexta das 8h às 14h e também no terceiro sábado de cada mês das 8h às 12h.

Os requisitos para doação de sangue:

– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 18 e 67 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
– Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Atletas e membros do time feminino da AABB e do Dallas FC estão engajados na campanha de doação de sangue. (Foto: Arquivo Pessoal)