Sem dificuldades, Soldiers estreia com vitória tranquila no Gaúcho de futebol americano

Mesmo em uma tarde chuvosa em São Leopoldo, o Santa Maria Soldiers mostrou porquê é o grande time do estado e estreou com uma vitória soberana no Campeonato Gaúcho de futebol americano 2019. Diante do Armada Lions, os santa-marienses deram a largada oficial na temporada com uma vitória segura por 35 a 0, construída toda no primeiro tempo, no duelo realizado no Estádio Grêmio Esportivo Nacional, no Vale dos Sinos.

Agora, o time que é o maior vencedor da competição, com cinco títulos, e atual tri consecutivo, volta a campo no dia 31, em Santa Maria, quando enfrenta o Bento Gonçalves Snakes.

O jogo

O exército do Coração do Rio Grande pontuou pela primeira vez com um chute. O Kicker Santana acertou um field goal de 34 jardas e abriu 3 a 0 para o Soldiers ainda no primeiro quarto.

O primeiro touchdown dos Soldados veio através de corrida de cerca de 20 jardas do estreante Running Back congolês Glodie Biteke, que colocou o Soldiers em vantagem por 10 a 0, seguido da conversão do ponto extra de Fabrício Santana.

Ainda no primeiro quarto, o Wide Receiver Luis Becker marcou mais um TD. Desta vez, o chute de Santana bloqueado, não computou o ponto extra. Soldiers 16 a 0.

Antes do intervalo, outro estreante da tarde que veio do Pará, apareceu para contribuir com a vitória. O Wide Receiver Adner Sanchez foi à End Zone duas vezes para somar mais dois TD’s para o Soldiers. Na primeira tentativa de ponto extra, novamente o disparo de Santana acabou bloqueado. Já na segunda, o kicker experiente marcou mais um ponto para os atuais tricampeões: Soldiers 29 a 0.

Antes do intervalo, o Running Back Guilherme Busanello, com uma corrida pelo meio e quebrando dois tackles, conquistou o quinto touchdown do Soldiers. Na sequência, o Quarterback Douglas Rodrigues tentou passe para mais dois pontos, mas Milanesi não alcançou. Final: Soldiers 35 x 0 Armadas Lions.

Sem sustos, Soldiers passa pelo Armada na abertura do Gaúcho 2019. Foto: Divulgação/FGFA

A competição

Serão dez clubes participantes em 2019 que foram divididos em três grupos para os jogos da temporada regular. Assim, conforme sorteio, o exército santa-mariense integra o Grupo C, juntamente com o Armada Lions Futebol Americano, de Porto Alegre, e o Bento Gonçalves Snakes, de Bento Gonçalves. A primeira partida em casa acontece no dia 30 de março, contra o Snakes.

Avançam para as semifinais as duas melhores equipes do Grupo A, enquanto que os dois melhores do Grupo B e C se enfrentam no chamado “wild card” valendo vaga na semifinal. Conforme a FGFA, o wildcard deve ser disputado entre os dias 4 e 5 de maio, as semifinais nos dias 18 e 19 de maio e a final entre 1 ou 2 de junho.

Veja os grupos do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2018:

Grupo A
Porto Alegre Gorillas, Juventude, Carlos Barbosa Ximangos e Venâncio Aires Bulldogs

Grupo B
Santa Cruz Chacais, Canoas Bulls e Erechim Coroados

Grupo C
Santa Maria Soldiers, Armada Lions Futebol Americano e Bento Gonçalves Snakes

Confira a tabela de jogos da temporada regular:

09/03 – Armada 00×35 Soldiers
10/03 – Chacais x Bulls
16/03 – Bulldogs x Juventude
17/03 – Ximangos x Gorillas
30/03 – Coroados x Chacais
31/03 – Soldiers x Snakes
06/04 – Gorillas x Bulldogs
07/04 – Ximangos x Juventude
13/04 – Bulls x Coroados
14/04 – Snakes x Armada
27/04 – Bulldogs x Ximangos
28/04 – Juventude x Gorillas

Novidade de 2019: Fantasy Game

De olho no crescimento do mercado de jogos no estilo fantasy no Brasil, como o Fantasy Football da National Football League (NFL) e o Cartola FC, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) promoverá o seu primeiro game: o Peleia FA.

Esta será a primeira plataforma virtual voltada a jogos de futebol americano desenvolvidos no Rio Grande do Sul. O sistema parte do princípio do levantamento de dados estatísticos de jogadores reais em partidas do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, que são transformados em pontos dentro do jogo.

– O Peleia FA é um jogo voltado ao público estadual e nacional que gosta e acompanha o futebol americano gaúcho. O sistema utilizará as informações estatísticas das partidas, que já vem sendo coletadas pela FGFA desde 2017, para criar um novo ambiente de interatividade entre o público, os times e os jogadores. Além disso, o lançamento acompanha a crescente nacional dos jogos no estilo fantasy”. – explicou o presidente da FGFA e desenvolvedor do sistema, Ismael Ferreira.

A alcunha Peleia FA faz alusão ao um vocábulo regionalista gaúcho “peleia” que significa: briga, luta, contenda, disputa, combate entre forças beligerantes ou guerra; acrescidos da abreviação “FA” de futebol americano.

Para se cadastrar, basta acessar o site da FGFA (https://fgfa.com.br), clicar no botão “Fantasy”, localizado no menu principal, a partir das 18h desta quinta-feira (7). Lá também poderá ter acesso as regras do jogo, a montagem da sua equipe de fantasy e o ranking dos melhores jogadores.

Notícias Relacionadas