Anderson Daronco será o árbitro do Gre-Nal 418

Único árbitro do Rio Grande do Sul a envergar o escudo FIFA, o santa-mariense Anderson Daronco será o encarregado de apitar o clássico Gre-Nal 418, que ocorre no próximo domingo (17/03), às 19h, na Arena, válido pela décima rodada do Gauchão 2019.

O nome de Anderson Daronco foi definido em sorteio realizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no início da tarde desta quinta-feira, levando a melhor sobre Leandro Vuaden, que comandará o clássico entre Brasil-PEL e Pelotas, no Bento Freitas.

O santa-mariense será auxiliado na Arena do Grêmio por Rafael Alves e Lúcio Flor, com Daniel Bins como quarto árbitro. Vale destacar também que a partida terá o auxílio do VAR, que será comandado pelos paranaenses Rafel Traci e Ivan Bohn, ambos indicados pela CBF.

Um dos principais árbitros do Brasil, Anderson Daronco apitará mais um clássico Gre-Nal em sua carreira. (Foto: Cesar Greco/Estadão)

O Gre-Nal 418 será o quinto da carreira do árbitro santa-mariense, que na última quinta-feira comandou o duelo entre Sporting Cristal e o argentino Godoy Cruz, no Peru, pela segunda rodada do Grupo C da Copa Libertadores. O último clássico apitado por Daronco foi o de número 414, curiosamente há quase um ano, no dia 18 de março de 2018 também na Arena, no qual o Grêmio levou a melhor sobre o rival por 3 a 0.

Já a sua estreia no principal confronto do estado e dono de uma das maiores rivalidades do mundo foi no clássico 402, realizado no Beira-Rio, válido pelo Campeonato Brasileiro, vencido por 2 a 0 pelo Inter. Em 2015 o santa-mariense dirigiu o clássico 405, na Arena, válido pela primeira partida decisiva do Gauchão, que terminou empatado sem gols. Já em 2016 Daronco foi árbitro do Gre-Nal 409, em outro empate em zero a zero, mais uma vez na Arena, válido pelo primeiro turno do Gauchão e pela Copa da Primeira Liga.