UFSM Futsal confirma participação na Liga Gaúcha sub-20

No último sábado (16/03), a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) realizou, em Santa Maria, a reunião técnica para a definição das competições das categorias de base para o ano de 2019. E a UFSM esteve presente, representada pelo Coordenador Geral do projeto, o professor Gabriel Pranke, e pelo treinador da equipe sub-20, Régis Ruiz.

A Federal confirmou sua participação no Estadual Sub-20 da LGF, que contará com doze clubes (dois deles ainda podem desistir da disputa). Como poucos clubes permaneceram na Federação, esta provavelmente não irá realizar competição desta categoria.

A Universidade ficou na Chave A, ao lado de Atlântico (Erechim), AFSJI (São José do Inhacorá), Gaúcho (Tupanciretã), Fundescar (Carazinho) e Real Itaqui. Na Chave B estão ACBF (Carlos Barbosa), UJR (Novo Hamburgo), Bella (Caxias do Sul), AES (Sobradinho), Sercca (Casca) e Lagoa (Lagoa Vermelha).

Após a primeira fase, quatro equipes de cada chave se classificam. Na segunda fase, elas formam novamente duas chaves, sendo que as duas primeiras de cada passam para a fase semifinal. A competição tem previsão de início para o começo do mês de maio.

A equipe sub-20 da UFSM disputou o Estadual nos últimos dois anos, sempre chegando entre as oito melhores equipes. Em 2017, foi eliminada pela ACBF, nas quartas-de-final; e em 2018, na mesma fase da competição, a equipe foi superada pela UJR, depois de fazer a melhor campanha entre todas as equipes da primeira fase.

Equipe sub-20 jogará a Liga Gaúcha em 2019. Foto: Bruno Tech/EsporteSUL

* Via Assessoria UFSM Futsal (Saul Pranke).