Soldiers estreia fora de casa na BFA 2019

Após vencer a segunda partida pela fase regular do Gaúcho 2019 com facilidade no domingo e carimbar uma vaga na próxima fase do torneio, o Santa Maria Soldiers conheceu nesta segunda-feira (01/04) a tabela de jogos da BFA 2019 – Elite, nesta que será a sua terceira participação na primeira divisão do futebol americano brasileiro.

Único representante do estado na competição nesta temporada, já que Juventude acabou rebaixado em 2018, o Exército que é o maior campeão estadual do Rio Grande do Sul com cinco títulos e que completa 10 anos em 2019, estreia no dia 20 de julho, contra o São José Istepôs, em Florianópolis.

O primeiro dos três compromissos em Santa Maria está previsto para o dia 3 de agosto, quando os Soldados recebem o Paraná HP, em duelo válido pela segunda rodada. Em 2017, os santa-marienses foram finalistas da Conferência Sul, quando acabaram derrotados dentro do Presidente Vargas pelo Coritiba Crocodiles na final. Já na última temporada avançou aos playoffs com a quarta melhor campanha e foi eliminado na semifinal para o T-Rex, em Timbó (SC).

Soldiers estreia na Elite nacional no final de julho, fora de casa. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Confira os jogos do Soldiers pela Conferência Sul da BFA 2019 p Elite:
20/07 – São José Istepôs x Soldiers (fora)
03/08 – Soldiers x Paraná HP (casa)
17/08 – Coritiba Crocodiles x Soldiers (fora)
31/08 – Soldiers x Jaraguá Breakers (casa)
28/09 – Soldiers x T-Rex (casa)
12/10 – Gaspar Black Hawks x Soldiers (fora)

A exemplo das últimas edições, dos sete times, os quatro melhores avançam para as semifinais da Conferência que terão cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º).

A 3ª edição da Liga BFA terá, em 2019, mais de 80 times espalhados em 22 estados e 51 cidades e divididos em Elite, Norte e Acesso. Na Elite, serão 33 equipes. No total, aproximadamente 5 mil atletas e mais de 200 jogos estarão em ação. Em 2018, foram 30 equipes e 111 partidas. Esse ano, a competição terá uma final inédita, pois os critérios de cruzamento nos playoffs nacionais definem que as semifinais serão entre: Nordeste x Sudeste e Sul x Centro Oeste. Com isso, fica impossível, por exemplo, a repetição da final de 2018, entre Galo FA x João Pessoa Espectros.

O Campeonato começará no dia 29 de junho e a decisão será no final de semana de 14 e 15 de dezembro. Cada vez mais aumenta o número de times que defendem as cores de clubes tradicionais no futebol brasileiro. Vasco, Flamengo, Corinthians, Portuguesa, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Paysandu e Remo são alguns exemplos.