CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Em busca do tri, UFSM Futsal parte para mais uma disputa nos Jogos Universitários Gaúchos

Neste fim de semana, as equipes de futsal masculino da UFSM fazem uma pausa nas competições estaduais organizadas pela FGFS e pela Liga Gaúcha. O foco nos treinamentos dessa semana foram os JUGs: os Jogos Universitários Gaúchos. Em busca do terceiro título, já que a Federal levantou a taça em 2011 e 2012, a delegação universitária viaja na madrugada deste sábado para Canoas, onde será realizada a competição.

O ala Moisés, que participou da conquista da Copa Unisinos em 2018, considera os JUGs uma competição especial, pela possibilidade de disputar uma competição nacional em caso de título (se vencer os JUGs, a UFSM garante participação na seletiva regional para os JUBs - Jogos Universitários Brasileiros). Ele desfalcou a equipe nas duas últimas rodadas da Série Ouro, em virtude de uma lesão no ombro, e se recuperou a tempo de voltar aos treinamentos e integrar o elenco neste fim de semana.

Em um formato mais curto, o torneio deste ano terá dez equipes e apenas um dia de duração, diminuindo bastante o intervalo entre os jogos. A UFSM estreia às 10h deste sábado contra o IFRS (Ibirubá); volta à quadra ao meio-dia, para encarar o IDEAU (Passo Fundo); e encerra a participação na primeira fase enfrentando a UFRGS (Porto Alegre) às 14h.

Das quatro equipes da Chave C, três passam para as quartas-de-final, que iniciam às 15h 30min. Na chave A, estão a Fasurgs (de Passo Fundo, atual campeã), a Ulbra (Canoas) e a Ulbra (Torres). E na Chave B, enfrentam-se Feevale (Novo Hamburgo), Unisinos (São Leopoldo) e UFPel (Pelotas).

- Nós, atletas, sabemos a importância de ganhar essa competição, de colocar o nome na história da UFSM, assim como foi na Copa Unisinos do ano passado. Acredito que somos candidatos ao título, mas teremos concorrentes muito fortes, como a Feevale, pois é sempre difícil enfrentar eles, e a Fasurgs, que é a atual campeã e sempre vai com um time muito qualificado. - analisou Moisés.

Ele considera que a competição terá um nível bem alto e que outras equipes podem surpreender, mas acredita que o elenco da Federal esteja confiante e bem preparado física e psicologicamente.

- Atravessamos um bom momento na Série Ouro e na Liga Gaúcha Sub-20, isso nos torna mais fortes e dá muita confiança. Tudo é fruto do esforço e do trabalho, que não é de agora, mas vem de alguns anos. - finaliza o atleta.

Com um cronograma de jogos apertado, a Federal viajará com 17 atletas para a competição, para rodar o elenco e chegar bem fisicamente nos jogos decisivos. A equipe será uma mescla de atletas do time adulto e do time sub-20, aliado a alguns reforços, como o pivô Braulio, que esteve presente em várias edições do JUGs e foi o técnico da equipe em 2016, e os fixos Jonatan (que joga no futsal italiano, está de férias no Brasil e está cursando algumas disciplinas na UFSM) e Guerra (que defende o Atlântico sub-20 e foi liberado para jogar a competição, pois também tem matrícula ativa na Instituição).

DELEGAÇÃO DA UFSM PARA OS JUGs:
Goleiros: Carlson, Gustavo e Paniz
Fixos: Farias, Vini, Guerra e Jonatan
Alas: Bernardo, Fiapo, Moisés, Silvan, Thales, Bulsing, Pedro Modesto e Dudu
Pivôs: Vitão e Braulio
Técnico: Gabriel Pranke
Auxiliares técnicos: Régis Ruiz e Eugenio Gelain
Preparação física: Aírton Alonço Jr., José Turcato e Tassiano Rossato
Preparação de goleiros: Daniel Amorim
Estagiários de Fisioterapia: Bruno Canabarro, Mateus Marques, Miguel Dalmonte e Talisson Almeida
Análise de desempenho: Wendel Silotto, William Saldanha e Max Silveira.

* Via Assessoria UFSM Futsal (Saul Pranke).

s2Member®