CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Centro Social e Cultural Vicente Pallotti oferece oficinas esportivas a crianças e adolescentes carentes de Santa Maria

Conhecida em todo o Brasil como polo cultura, Santa Maria também é um grande centro esportivo e com atuação forte na revelação de atletas e talentos em mais de 30 modalidades esportivas. E o que explica isso é o engajamento de entidades no processo de formação de desportistas.

E entre as diversas opções disponíveis aos santa-marienses, o Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, que atualmente já atende cerca de 70 alunos, se apresenta como uma alternativa para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, a desenvolverem a prática de esportes como vôlei, futebol de campo e futsal, além de oficinas de música, canto, reforço escolar no projeto social que atende no turno inverso ao escolar.

Mantido pela Sociedade Vicente Pallotti, o Centro Social e Cultural Vicente Pallotti é um projeto social que tem como objetivo desenvolver ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, a fim de fortalecer a convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência dos usuários na escola. Estimulando-se, assim, o desenvolvimento e convívio social e ainda promovendo o atendimento e acompanhamento das famílias à fim de resgatar vínculos.

O projeto atende, no turno inverso ao da escola, de forma gratuita, crianças e adolescentes, com idade de seis à dezessete anos completos, com renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais. Por meio do aspecto religioso, da solidariedade e assistência social, abrange os usuários nas perspectivas: culturais (oficinas artísticas, musicais e de canto), educacionais (oficinas pedagógicas), espirituais (pastoral palotina), esportivas (futebol e vôlei) e psicossociais. Também conta com voluntários para oficina de artesanato com responsáveis e artes/inglês para os usuários. Temos uma Orquestra Infanto Juvenil São Vicente, Grupo TAMBORICO de música popular e um time de Futebol que participa de amistosos.

Nas oficinas de futebol de campo e vôlei os usuários são divididos por faixas etárias. As mesmas trazem a proposta de ensino e aprendizagem da modalidade esportiva do futebol e vôlei, com ênfase nos valores humanizadores e educativos promovidos pelo esporte, bem como a apropriação teórica e prática do conhecimento historicamente produzido acerca dessas atividades. No esporte os valores educacionais pleiteados pela prática esportiva, direcionados para uma formação humanizadora fundamentaram a construção do objetivo geral destas oficinas, que é construir e efetivar práticas educativas acerca dos fundamentos do futebol e vôlei, que contribuam para o desenvolvimento emocional, motor, cognitivo, físico e social das crianças e adolescentes atendidos. Usuários que se destacam na prática do futebol, tem a possibilidade de fazer parte do time de futsal do CSCVP, que participa de torneios e amistosos entre eles e com outros times da cidade. Essas atividades têm como objetivo desenvolver nos usuários o respeito mútuo, o trabalho em equipe e a capacidade de enfrentar obstáculos.

Alunos do projeto social de futebol de campo. Foto: Divulgação

Quem pode participar?
Crianças e Adolescentes com idade de 06 anos até 17 anos completos, que estejam frequentando regularmente a escola e com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais.

Como participar?
O período de inscrições abre no início de cada semestre e o responsável interessado deve procurar o CSCVP para adquirir ficha de pré-inscrição, na qual consta a documentação necessária para agendamento de entrevista socioeconômica com o Setor de Serviço Social e a entrega da documentação necessária. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3220.4590 ramal 4646.

s2Member®