CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Santa-mariense Marcos Abella garante o acesso à Série C do Brasileiro com o Brusque

Entre os seis santa-marienses que iniciaram as disputas das quatro séries do Campeonato Brasileiro 2019, conforme apresentou a reportagem especial do EsporteSUL em abril, um deles já comemora o objetivo traçado pelo seu clube na temporada: à frente da preparação física do Brusque (SC), Marcos Vinícius Monassa Abella alcançou neste domingo (21/07) o acesso à Série C de 2020 com o time do norte catarinense após golear o Juazeiro (BA) por 4 a 0 e garantir a vaga na semifinal da Série D nacional com a melhor campanha entre os quatro classificados.

Depois de avançar em primeiro no grupo A15 com cinco vitórias e apenas uma derrota, que tinha Boavista (RJ), Gaúcho (RS) e Foz do Iguaçu (PR), a equipe comandada pelo técnico Waguinho Dias despachou Hercílio Luz, Boavista e reverteu no domingo a desvantagem de 1 a 0 contra o Juazeiro para explodir de festa. Com dois gols de Júnior Pirambu, Fio e Thiago Alagoano, o Brusque fez 4 a 0 no estádio Augusto Bauer e coroou o trabalho de Espinho, como é chamado pelos amigos mais próximos em Santa Maria. Agora, decide a vaga na final com o Ituano na competição que iniciou com 68 equipes na briga pelas quatro vagas ao acesso.

No total, até o momento, foram 12 jogos: oito vitórias, duas derrotas e dois empates. Foram 25 gols marcados e oito sofridos. As semifinais estão marcadas para os dias 28/07 e 04/08. A decisão será em Brusque.

Aos 36 anos, Marcos é responsável pela preparação física do Brusque, clube que está desde 2015. Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-graduado em Treinamento Desportivo pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT), em São Paulo. Depois de dois anos trabalhando com os elencos sub-15, sub-17 e sub-20 do Brusque e ajudar a conquistar duas vezes a Copa Furacão (sub-15 e sub-17) no início de 2017, foi integrado à comissão permanente do grupo profissional do clube em meio à temporada 2018 para conduzir o trabalho ao lado do técnico Pingo, que acabou coroado com a taça da Copa Santa Catarina, competição disputada no segundo semestre da última temporada.

No Estadual, sob o comado de Paulo Baier nas primeiras rodadas, e depois Marcelo Caranhato, 0 Brusque de Marcos terminou em sexto lugar. Agora, com Waguinho Dias, ex-Marcílio Dias, provou mais uma vez que é um predestinado a vencer.

Quando montaram a equipe para a Série D, o pensamento, tanto da direção, como do próprio professor, era o acesso. Tanto é que quando nos apresentamos em abril,  ele afirmou que tínhamos time para subir. Foi um trabalho bastante gratificante conseguir esse acesso e ver a crescente que o clube está tendo em todos os aspectos. Ontem foi uma atmosfera que é difícil de explicar em palavras, foi um momento histórico para a cidade. Os ingressos se esgotaram em dois, foi uma grande festa, como de time grande. Só coroou a qualidade do nosso grupo. Estou muito feliz de fazer parte desta história. Agora vamos em busca do título. - relata Marcos.

Marcos Abella é quem comanda a preparação física do Brusque. Foto: Arquivo pessoal

Confira a campanha do Brusque na Série D 2019:
Primeira fase (grupo A15)
Brusque 2-1 Boavista (RJ)
Foz do Iguaçu (PR) 1-3 Brusque
Brusque 3-2 Gaúcho (RS)
Gaúcho 0-1 Brusque
Brusque 5-0 Foz do Iguaçu (PR)
Boavista (RJ) 2-1 Brusque

Segunda fase
Hercílio Luz 0-0 Brusque
Brusque 2-0 Hercílio Luz

Oitavas de final
Boavista (RJ) 1-1 Brusque
Brusque 3-0 Boavista (RJ)

Quartas de final
Juazeirense (BA) 1-0 Brusque
Brusque 4-0 Juazeirense (BA)

s2Member®