CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Edição histórica do Combat Guerreiros Thai mostra a força do muay thai de Santa Maria

CDM recebeu no último sábado a nona e maior edição já realizada do Combat Guerreiros Thai, marcada por grandes lutas e domínio dos atletas santa-marienses e principalmente da AGT

(Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL)

O dia 10 de agosto será para sempre lembrado na história do muay thai santa-mariense, gaúcho e nacional.

Maior encontro da arte marcial tailandesa do Rio Grande do Sul, o Combat Guerreiros Thai atingiu neste último sábado com a sua nona edição o patamar dos grandes eventos de artes marciais de todo o Brasil, ao colocar frente a frente no ringue montado no Centro Desportivo Municipal (CDM) atletas dos quatro cantos do estado e representantes de Santa Catarina e São Paulo em exatos quarenta e três lutas em um verdadeiro show de muay thai.

- Hoje provamos na prática que Santa Maria é referência no estado e no país. Fizemos um grande evento. Uma qualidade muito alta no muay thai. Hoje poucas equipes do estado conseguem fazer. E mostramos que os atletas do nosso projeto social estão brilhando novamente. O Adrian "Buakaw" mostrou que tem potencial, a Daniela (Daniela Vargas) mostrou que é uma grande campeã e o Flávio (Flávio Pinheiro) abusou, foi um monstro. Em dezembro vamos trazer mais adversários fortes e fazer levantar isto aqui de novo. - comenta Carlos Roberto Garda, grande mentor da AGT e organizador do Combat Guerreiros Thai.

(Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL)

Ao longo das mais de treze horas de duelos calçaram as luvas na Casa dos Esportes atletas amadores, promessas e revelações, como também lutadores profissionais, da elite estadual e brasileira, movimentando no CDM mais de 800 pessoas entre lutadores, treinadores, membros das equipes e público que lotou as cadeiras da área VIP e arquibancadas.

Uma oportunidade em que Santa Maria e sobretudo a Associação Guerreiros Thai (AGT) comprovaram a excelência na promoção de eventos desta magnitude e todo o talento da escola local na arte marcial.

Após o card preliminar, composto por 36 lutas, encerrado com domínio dos atletas e equipes locais, o bom desempenho dos representantes do Coração do Rio Grande seguiu no card principal, de sete lutas profissionais.

Dos quatro embates envolvendo santa-marienses do card principal em três deles a vitória ficou em casa, sendo que em dois nas disputas de cinturão.

A primeira vitória veio com o garoto prodígio da AGT, Adrian "Buakaw", que venceu por pontos João Victor, da JR Pride/TNT União, de Gravataí, na categoria 54kg.

No co-main event, na disputa de cinturão da categoria 63,6kg, Flávio Pinheiro mostrou porque é apontado como um dos lutadores mais letais do estado, ao superar Douglas Menna, da Muaythai Combat, de Pelotas, por nocaute no quinto round após uma sequência de cotoveladas que abriram o supercílio do rival.

Já a luta principal da noite foi também a mais rápida do card principal. Rápida como a ascensão da santa-mariense Daniela Vargas.

Maior lutadora já revelada em Santa Maria, mesmo com apenas um ano na modalidade, a atleta da AGT simplesmente não deu nenhuma chances para "Thainá Magrela", da Monster Gold Team, de Santo André (SP), na disputa do cinturão da categoria 50kg. Logo no primeiro round, após dois knockdowns, Daniela acertou dois chutes e uma série de socos e cotoveladas duras, partindo para o clinch e assegurando a vitória e o cinturão por nocaute.

Na outra disputa de cinturão, na categoria 67kg, Evandro Szakura, da Raja Fight Club, de Frederico Westphalen, superou Miguel Sganzerla, da BFT de Farroupilha, também por nocaute no terceiro round.

Assim, Evandro Szakura e os santa-marienses Daniela Vargas e Flávio Pinheiro irão agora defender o cinturão nas respectivas categorias na décima edição do Combat Guerreiros Thai, que ocorre em dezembro de 2019, sempre com aporte do Proesp (Programa Municipal de Promoção e Apoio ao Esporte).

(Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL)

Resultados do card principal do IX Combat:

1. Luan Guasso (Garra Team - Santiago) vs Zeka "Babalu" (Greco FT - Canoas) 57kg
Vitória de Zeka "Babalu" por pontos

2. Amilton Coelho (Raja Fight Club - Frederico Westphalen) vs Lucas Pena (Rasthai - Porto Alegre) 71kg
Vitória de Amilton Coelho por nocaute

3. Adam Ferreira (Legacy - SM ) vs Iuri Meireles ( Carvalho Team - Ivoti) 57kg
Vitória de Iuri Meireles por pontos

4. Adrian "Buakaw" (AGT - SM) vs João Victor (JR Pride/TNT União - Gravataí ) 54kg
Vitória de Adrian "Buakaw" por pontos

5. Evandro Szakura (Raja Fight Club - Frederico Westphalen) vs Miguel Sganzerla (BFT - Farroupilha) 67kg (DISPUTA DE CINTURÃO)
Vitória de Evandro Szakura por nocaute

6. Flávio Pinheiro (AGT -  SM) vs Douglas Mena (Muaythai Combat - Pelotas) 63.5kg (DISPUTA DE CINTURÃO)
Vitória de Flávio Pinheiro por nocaute

7. Daniela Vargas (AGT - SM) vs Thaina Magrela (Monster Gold Team, Santo André, SP) 50kg (DISPUTA DE CINTURÃO)
Vitória de Daniela Vargas por nocaute

s2Member®