CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Circuito Correr e Caminhar leva quase dois mil competidores as ruas de Santa Maria

Competição tem apoio da Prefeitura de Santa Maria

(Foto: João Alves/PMSM)

Foi dada a largada para quase 2 mil participantes do Circuito Correr e Caminhar na manhã deste domingo (18/08) em Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom foi um dos atletas.

Antes das 8h, horário da partida, os participantes foram recebidos com uma verdadeira festa na Praça do Mallet (General Osório), no Bairro Passo D’Areia. A realização, da Rede Acesso, com auxílio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, montou pavilhões para receber os atletas, banheiros químicos, caixas de som e um palco de onde vinha a animação.

O comunicador Fabiano Oliveira era o responsável por levantar o astral dos atletas nesta manhã fria. Apesar do clima diferente de sábado (17/08), quando fez calor, o público brincou junto e até aqueceu sob as orientações dos personal trainers que estavam junto de Fabiano.

Um verdadeiro esquema de segurança foi montado pela organização. Ao longo da Avenida Liberdade, grades delimitavam o início do percurso, que seguia em direção à Rua Silva Jardim, à Avenida Rio Branco, às Rua do Acampamento, Tuiuti, e à Avenida Liberdade, sendo concluído na praça. Ao longo de todo o trajeto, havia cones sinalizando e equipes da prefeitura e da Rede Acesso auxiliavam os atletas. Além disso, Guarda Municipal e Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMTU) davam apoio. Ambulâncias estavam no local caso alguém precisasse de auxílio.

- Na prática, são trajetos de 6 km e 12 km, para caminhada e corrida. Houve uma pequena mudança no trajeto inicialmente previsto, o que levou ao aumento do percurso. - disse o superintendente de Esportes, Givago Ribeiro.

Ele conta que o grande objetivo do evento é incentivar a prática da caminhada e da corrida. São atividades físicas baratas e democráticas.

- Basta colocar tênis nos pés. - disse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “grande parte das doenças que atingem as pessoas é consequência do sedentarismo”.

Além disso, todos os participantes receberam um kit para a prova, com camiseta, boné (para homens) e viseira (para mulheres), gymbag, squeeze, número de peito, chip descartável e barra de cereal.

A primeira largada ocorreu com os atletas com deficiência, lembrando a todos que o esporte é uma prática inclusiva. Em seguida, foi dada a largada aos demais participantes, tanto da caminhada quanto da corrida.

Os cinco primeiros das duas categorias, masculino e feminino, a cruzar a linha de chegada serão especialmente premiados, mas todos os que concluírem o desafio receberão medalhas.

O Circuito Correr e Caminhar tem etapas em todo o Brasil. Aconteceu em Santa Maria em alusão ao Mês do Esporte conforme a lei 6211/2018. É a 64a edição da 9a temporada.

Etapas Brasil afora:

São Paulo (SP): 21/07
Santa Cruz do Sul (RS): 11/08
Santa Maria (RS): 18/08
Campinas (SP): 01/09
Lajeado (RS): 20/10
São Leopoldo (RS): 27/10
Caxias do Sul (RS): 03/11
Passo Fundo (RS): 10/11
São Paulo (SP): 23/11

Por João Pedro Lamas/Assessoria PMSM

s2Member®