CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Mais de 300 atletas marcam presença nas disputas de judô do Jesma 2019

Estudantes de 75 escolas passaram pelos tatames montados no CDM

(Foto: João Alves/PMSM)

O judô dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma) 2019, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, bateu recorde de participantes. A competição começou na tarde do último sábado (17/08) no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Foram mais de 300 estudantes (praticamente 50% a mais do que no ano passado), de 75 escolas da rede de ensino, reunidos em cima do tatame ao longo do dia.

Durante a abertura, o superintendente de Esportes e Lazer, Givago Ribeiro, saudou o prefeito Jorge Pozzobom e fez questão de enfatizar o motivo de todos estarem reunidos no CDM para a competição.

- Porque as crianças são prioridade. Se podemos ter alguma esperança de futuro, é por causa das crianças. Com educação, saúde e segurança. E o esporte é importantíssimo para o desenvolvimento delas. O judô, em especial, ensina disciplina, respeito. Assim, podemos construir um novo rumo para que o país, o estado e a cidade continuem se desenvolvendo. Muito obrigado a todos, principalmente aos pais desses atletas. - disse.

Já o presidente da Confederação Sul-Americana de Judô, Luiz Pavani, agradeceu às organizações que fizeram com que a competição fosse possível.

- Houve um aumento de 50% no número de atletas participantes. São nove áreas, neste ginásio, em que ocorrerão as disputas. É o maior evento estudantil de nível municipal do Rio Grande do Sul. E isso só foi possível devido ao investimento da administração pública. - afirmou.

A Secretária de Esportes, Cultura e Lazer, Marta Zanella, elogiou o trabalho que Givago vem desempenhando na superintendência.

- Fizemos certo ao colocar um esportista para fazer o que sabe fazer. E isso se refletiu no sucesso do evento. Que vocês, atletas, sejam muito felizes fazendo aquilo que vocês gostam. - desejou.

A professora Aglaia Pavani, da Liga Santamariense de Judô, aproveitou a oportunidade para agradecer:

- É um momento de muita gratidão. O prefeito, no começo da gestão, me perguntou o que precisávamos. E eu disse: dignidade, é isso o que falta. Hoje, nós temos isso. O judô é um caminho para disciplina, saúde e educação. Todos somos iguais de quimono. Aqui, hoje, todos somos vencedores. - comemorou.

O prefeito Jorge Pozzobom agradeceu à professora Aglaia e aos pais dos atletas que iriam competir

- Nós daremos um ippon (termo utilizado nas artes marciais para denominar um golpe perfeito) naqueles que tentarem barrar a nossa disciplina, saúde e educação. Pais, vocês têm um papel fundamental nisso. É por causa de vocês que seus filhos estão onde estão. - afirmou.

As competições tiveram início após a fala da atleta e aluna da Escola Tancredo Neves, Laura Brum.

- Em nome de todos, eu estou muito feliz de estar aqui. Muito obrigada. - agradeceu.

O Jesma completou 33 anos, sendo que há 20 anos ocorre de forma ininterrupta. Em 2019, ocorreu a maior edição.

Grande parte do fomento da modalidade em Santa Maria é dado pela da Prefeitura Municipal por meio do Programa de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com núcleos que atendem mais de 400 alunos/atletas da rede pública de ensino.

O Jesma, a partir de 2017, passou a contar com o apoio institucional do Sesc, o que garantiu qualidade e economia na realização dos jogos. Os jogos são considerados um dos maiores programas de esporte escolar do Rio Grande do Sul graças ao trabalho realizado em parceria entre as Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer juntamente com a Secretaria de Educação.

O Judô no Jesma é promovido pela Prefeitura de Santa Maria com apoio da Liga Rio-grandense de Judô e Santa Maria Judô. A realização é da Master Esportes.

- RESULTADOS DO JESMA 2019 POR CATEGORIA

- RESULTADOS DO JESMA 2019 POR ESCOLA

- RESULTADO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE JUDÔ

Por João Pedro Lamas/Assessoria PMSM

s2Member®