CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Atletas da UFSM são convocados para os Jogos Universitários

Seis atletas irão representar a UFSM e Santa Maria em Fortaleza

(Foto: Ana Laura Mayumi Iwai/Agência de Notícias da UFSM)

Seis atletas de diferentes modalidades e cursos foram convocados para representar a Universidade Federal de Santa Maria nas finais do atletismo nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem em setembro, em Fortaleza (CE). Neste ano acontece a 67ª edição do evento, que reúne jovens de todo o país, com 14 modalidades diferentes.

Formado em Educação Física em 2008, Luiz Fernando Cuozzo Lemos já foi atleta da Seleção Brasileira de Canoagem, e é professor da UFSM há dois anos. Ele é coordenador do projeto que auxilia e encaminha jovens para a participação em competições.

Segundo Luiz Fernando, o excelente desempenho foi fundamental para a convocação dos atletas para a fase nacional deste ano:

- A seleção dos jovens para participar dos JUBs foi oriunda dos resultados que eles obtiveram nos Jogos Universitários Gaúchos. Pelo segundo ano consecutivo a UFSM foi campeã geral. Neste ano houve muitos melhoramentos das marcas individuais, o que fez com que os alunos fossem grandes destaques do evento”, destaca.

O planejamento antes das competições precisa ser pensado com cautela para ser realizado da melhor forma. Os treinamentos acontecem na pista do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), no campus sede da UFSM, com uma rotina que exige muita dedicação.

- Como é uma competição individual, a tua prova depende de ti, do teu corpo, do teu físico, do teu estado emocional, psicológico, motor. É preciso um treinamento bem planejado, um bom descanso e uma alimentação adequada para ter melhores desempenhos. - comenta Luiz Fernando sobre a preparação dos atletas.

Mesmo com excelentes resultados e evoluções, os alunos não ganham nenhum tipo de remuneração, e em muitos casos os atletas precisam custear seus gastos, já que não há auxílio financeiro. Em consequência dessa falta de investimento, das 24 vagas abertas pelo JUBs na categoria de atletismo para o estado, 11 atletas da UFSM foram convocados, mas apenas seis irão participar da competição – destes, apenas um com ajuda de custo.

- Apesar da falta de apoio financeiro, o aporte que tem sido oferecido está sendo muito bom. É uma satisfação pessoal muito grande. Ver esses meninos e meninas convocados para jogos a nível nacional representando a nossa Universidade, o Rio Grande do Sul, mostra que o resultado está acontecendo e isso é apenas o início, temos muito pela frente”, finaliza Luiz Fernando.

Atualmente organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), desde o ano passado os JUBs acontecem em três fases: estadual, regional e a fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro, em Salvador (BA). No entanto, por problemas técnicos, a pista de atletismo não ficou pronta a tempo, então a categoria foi antecipada e acontecerá na cidade de Fortaleza, de 12 a 15 de setembro.

Por Vitória Parise/Agência de Notícias da UFSM

s2Member®