CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Atletismo santa-mariense conquista resultado histórico nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe da UFSM que fez história no Ceará. Foto: Divulgação

Mesmo representada por uma delegação reduzida a seis atletas devido à dificuldades financeiras, Santa Maria marcou sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Fortaleza, nesta sexta e sábado (13 e 14/09), com medalhas e mais uma façanha histórica para o atletismo santa-mariense que renasceu com o projeto implantado na Universidade Federal de Santa Maria a pouco mais de dois anos.

Entre 400 atletas, de 25 estados, o time formado por Adriano Velozo, André de Sena, Gustavo Dallafavera e Maurício Moreira colocou seus nomes na história ao conquistarem na noite de sexta a medalha de bronze no revezamento 4x100 metros livre, ao completar a prova em 43.20 segundos, atrás apenas da UNINASSAU-PE, campeã com o tempo de 41 segundos, e da equipe da UNICESUMAR-PR, que chegou em segundo, atingindo a marca de 43 segundos.

Além do quarteto, a equipe liderada pelo professor Luiz Fernando Lemos e Rodrigo Constantino, contou com mais duas atletas: Bruna Teixeira, sexta colocada nos 3 mil metros com obstáculo e dona do oitavo tempo nos 800 metros, e Daniela Pegoraro, que registrou sua melhor marca pessoal, a oitava no geral no salto triplo. Além da medalha, Gustavo ainda ficou em quarto no salto em distância, e assim como Adriano, quarto no lançamento do disco e oitavo no laçamento de dardo, por pouco não voltaram ao pódio, assim como Maurício, quinto no geral na prova de decatlo.

Campeã das edições de 2018 e 2019 dos Jogos Universitários Gaúchos (JUG's), a Equipe de Atletismo da UFSM, que é vinculada ao Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção das Saúde e coordenada pelo professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, fechou a participação na capital cearense com o sexto lugar na classificação geral masculina, com 32 pontos e 10º lugar na pontuação geral (37 pontos) entre 72 delegações, a terceira entre instituições públicas.

- Em 2017 participamos da Copa Unisinos no 4x100, peguei quatro alunos e levei no meu carro e conseguimos ser campeões. Após isso, decidimos que íamos nos federar, buscar recursos. Aí nos Jogos Universitários Gaúchos em 2018 fomos campeões, participamos de diversas competições e obtivemos muitos resultados expressivos. Nesse ano voltamos fortes e vencemos novamente o JUG's por equipe e tivemos 11 convocados para os Jogos Universitários Brasileiros, mas, infelizmente só seis conseguiram estar aqui. Eu estou muito contente, muito feliz. Isso é inédito. Santa Maria precisa comemorar isso. - desabafa o comandante Luiz Fernando Lemos.

Alguns dos resultados obtido pelo grupo liderado por Luiz Fernando Lemos:

∗ Copa Unisinos 2017 (ouro - revezamento 4x100 m rasos masculino, prata e bronze nos 100 m rasos).
* Copa Unisinos 2018 (campeão geral)
* JUG's 2018 (campeão geral)
* Estadual Adulto 2018 (segundo lugar geral)
* Estadual sub-20 2018 (quinto lugar)
* Estadual sub-20 2019 (quarto lugar geral masculino)
* Estadual sub-20 2019 (sexto lugar geral feminino)
* Grand Prix Sulamericano 2019 (ouro no Lançamento de Disco feminino e no Arremesso de Peso, bronze no Lançamento de Martelo masculino, bronze da categoria Arremesso de Peso feminino e bronze no revezamento 4x400m masculino).
* JUG's 2019 (campeão geral).

s2Member®