CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Corintians/Asiba fecha ano com dois vices no Campeonato Estadual de Basquete

Times sub-14 e sub-17 corintianos lutaram até o fim, mas foram superados respectivamente nos últimos segundos e na prorrogação nas duas decisões realizadas em Santa Maria

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

A cidade de Santa Maria e o Corintians/Asiba estão de volta ao topo do basquete gaúcho nas categorias de base. Em seus últimos atos na temporada 2019, o clube alviverde disputou as finais do Campeonato Estadual em três categorias entre a sexta-feira e o domingo (22 a 24/11), encerrando com um quarto lugar com o seu time sub-15 e com os vices dos elencos sub-14 e sub-17.

Se não veio o tão sonhado ouro, o placar acirrado e o equilíbrio em quadra sobretudo nas duas campanhas de prata, uma decidida nos últimos segundos e outra na prorrogação, ficou a certeza da melhor temporada corintiana entre os últimos anos e que o futuro do basquete santa-mariense está em boas mãos.

- Apesar dos dois resultados, um por um ponto de diferença e outro perder na prorrogação, ficamos chateados porque trabalhamos para vencer, mas estamos orgulhosos pelo trabalho que foi feito neste ano. Esta gurizada treinou absurdamente. Estou muito feliz apesar das duas derrotas. O basquete é decidido na última bola quando duas equipes parelhas jogam. Infelizmente os deuses do basquete não estavam a nosso favor, mas vamos trabalhar, seguir cada vez mais com dedicação, vontade e com ajuda desta família corintiana, que foi fundamental para que aquele ginásio pulsasse. Estou muito feliz porque estamos resgatando a história do Corintians. Ano que vem tem mais. - afirma o técnico Ricardo Leal, o Catila, referência no basquete santa-mariense.

A série de decisões para o Corintians/Asiba foi aberta na cidade de Santa Cruz do Sul, pelos playoffs finais do Estadual Sub-15. Quarto colocado na Copa Farroupilha e segundo na Copa Piratini, o time sub-15 do técnico Catila acabou superado nas duas vezes que entrou em quadra. Na semifinal, ainda na sexta-feira, para o Projeto Cestinha Sesc/Unisc, de Santa Cruz do Sul, por 74 a 60, e na decisão de terceiro para o porto-alegrense Grêmio Náutico União por 63 a 50, disputado no sábado, culminando assim com a quarta colocação geral para os santa-marienses.

Fred converteu um arremesso de três pontos faltando 22 segundos para o fim, mas Corintians/Asiba não conseguiu segurar a vantagem na decisão do sub-14. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Já em Santa Maria sobrou emoção, com os times sub-14 e sub-17 fazendo a cidade reviver os seus tempos áureos do basquete e vibrar a cada lance. No sábado o sub-14 do Corintians/Asiba, comandado por Leandro Leal, bateu na semifinal o CEAT/BIRA, de Lajeado, por 57 a 48, enquanto o sub-17 dirigido por Catila passou pelo União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, com a vitória de 79 a 72.

Na final do Estadual Sub-14 o Corintians/Asiba encarou Projeto Cestinha Sesc/Unisc e protagonizaram um jogo equilibradíssimo em todo os quartos. Mas, como o técnico Catila lembrou ao final da maratona de finais, "o basquete se decide na última bola". Após Fred converter um arremesso de três pontos e colocar o time alviverde na frente a 22 segundos do fim, os visitantes alcançaram a virada faltando dez segundos e consequentemente o título estadual com o placar final 65 a 62 a favor do Projeto Cestinha Sesc/Unisc.

Emoção também não faltou na decisão do Campeonato Estadual Sub-17, entre Corintians/Asiba e CEAT/BIRA. Prova disto foi que as duas equipes entraram no último minuto do quarto período empatadas e encerraram da mesma forma (80 a 80). Já na prorrogação os lajeadenses tomaram a frente e venceram a partida por 94 a 89.

Assim, tanto a categoria sub-14 como a sub-17 corintiana encerra a temporada 2019 com pódios em todas as fases do Estadual. Além do vice-campeonato gaúcho, ambas foram medalhistas de bronze na Copa Farroupilha e na Copa Piratini.

Equipe sub-17 corintiana, do armador Serginho, acabou superada na prorrogação. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)
s2Member®