Fiel escudeiro de Dorival Júnior, Leo Porto está de volta a um grande clube do Brasil

Leo Porto em visita ao estádio Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, durante período de estágio, realizado em 2019. Foto: Arquivo pessoal

Campeão da Copa Sulamericana em 2018 e da Copa do Brasil em 2019, o santa-mariense Tiago Nunes deixou o Athletico PR rumo ao Corinthians, porém, os santa-marienses terão em 2020 um novo representante na comissão técnica do Furacão. Depois de uma temporada de estudos, observações, aperfeiçoamento, o analista de desempenho Leonardo Porto volta a desempenhar seu trabalho ao lado do técnico Dorival Júnior e seu filho Lucas Silvestre na equipe paranaense. Com contrato assinado até o final de 2021, o rubro-negro que venceu a última Copa do Brasil diante do Inter no Beira-Rio terá pela frente o estadual, Supercopa, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. A reapresentação do time principal está marcada para o dia 6 de janeiro, no CT do Caju.

Após ser sondado por Cruzeiro e Fluminense e clubes do exterior na atual temporada, o trio que compõe a comissão de Dorival volta ao cenário após o comandante se recuperar de uma cirurgia para retirada de um tumor. No último trabalho, no Flamengo, em 2018, a missão de assumir a vaga de Maurício Barbieri, demitido após a eliminação na Copa do Brasil, culminou com o vice no Brasileirão. Foram 12 jogos, com sete vitórias, três empates e duas derrotas.

Lucas Silvestre, Dorival e Leo voltam a reeditar trio que comandou o Flamengo na reta final do Brasileirão 2018. Foto: Divulgação

Antes da Gávea, Dorival, Lucas e Leo atuaram no São Paulo, quando chegaram no lugar de Rogério Ceni e permaneceram entre julho de 2017 a março de 2018. Foram 40 jogos pelo time tricolor com 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas e aproveitamento de 51,6% e o objetivo de livrar o time do rebaixamento alcançado. Dorival assumiu a equipe na 12ª rodada, com o o time do Morumbi na 19ª colocação e fechou o Brasileiro de 2017 na 13ª posição.

Aos 33 anos, este será o quarto grande clube na carreira do santa-mariense Leonardo Porto. Ex-jogador de futsal, Leo, que acumula experiências como treinador, preparador físico e analista de desempenho, deixou a cidade em 2008 para concluir a faculdade de Educação Física na capital paulista. Em São Paulo, trabalhou nas categorias de base do Juventus-SP, e profissionais de Fortaleza e Atlético-GO, ao lado de Hélio dos Anjos, antes de se transferir para o Santos, onde foi integrado à equipe de Dorival e esteve nas campanhas no São Paulo e Flamengo.

Em conversa com o EsporteSUL, Leo exaltou a volta do trio a um clube de ponta do futebol brasileiro e que vem exercendo um protagonismo nos últimos anos.

- É um clube muito bom, muito organizado e que tem condições de jogar grandes competições. - resumiu Porto, que passa as festas de final de ano em Santa Maria e inicia os trabalhos em Curitiba no dia 3 de janeiro.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter