CS Marítimo vai atrás de mais um título no IberCup

Leões santa-marienses buscam o bicampeonato em uma das principais competições de base do mundo

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Uma das principais e maiores competições de futebol de base mundial, responsável por abrir portas para centenas de jovens ingressarem no mundo do futebol, será mais uma vez o desafio inicial da temporada para o Club Sport Marítimo, equipe que é uma extensão do clube da Ilha da Madeira, de Portugal, e que desde 2016 lapida jovens talentos em Santa Maria, sendo o segundo maior polo português no Brasil.

Entre os dias 20 e 26 de janeiro os Leões santa-marienses disputam em Porto Alegre a IberCup World 2020, torneio infantil e juvenil já consolidado do planeta e que pelo terceiro ano volta suas atenções para o país. Dono do único título para a cidade, logo em sua estreia na disputa em 2019, o CS Marítimo desembarca na capital gaúcha justamente do seu bicampeonato mundial.

- Para nós é mais uma vez uma grande satisfação representar a cidade no IberCup. O Marítimo escolheu Santa Maria para ter uma unidade, temos muitas escolas no Brasil e nesta competição só vai nós. Estamos indo para defender o nosso título, que é da cidade. Vamos com um tratamento igual de um clube profissional, apesar de ser uma escola. É importante tanto para jogador como para professor, vem clubes do mundo todo. Vamos dar o máximo para buscar mais um grande resultado. Vai ser uma semana de competitividade e interação, o que é importante. - afirma Daniel Neves, coordenador do Marítimo santa-mariense.

Vencedor do Playoff Bronze na temporada passada, o CS Marítimo usou os últimos quatro meses para intensificar a preparação para a sua segunda participação na IberCup. Neste período a equipe selecionou uma equipe entre os dois centros de treinamento, no Cerrito e Jatobá, mantendo a base que sagrou-se campeã em 2019 e priorizou os trabalhos técnico e táticos. Tudo para chegar nas melhores condições possíveis no torneio que irá movimentar no total mais de 300 times de 30 países diferentes.

- Na parte tática trabalhamos bastante a amplitude e profundidade. Nesta competição e categoria joga 7 contra 7, mas com regras do onze. Bastante pressão de bola, linhas próximas e triangulações, tudo isso trabalhamos. Focamos também em termos da oscilação de ter a posse de bola, trabalhar, achar os espaços sem ter pressas, mas também no momento que ter que ser agressivo sermos a todo momento, ser objetivo de procurar o gol.  - diz o treinador Lucas Daniel, que será auxiliado por Guilherme Lucca.

Conforme sorteio realizado o CS Marítimo caiu no Grupo B da categoria 2009, juntamente com os brasileiros Goiás, United Sports AC, SER Ser Costa e Silva e Martello Sport e do uruguaio Salud Y Deporte.

-  Trabalhamos também o psicológico deles. Porque tu chega lá e vê o Juventus, o Palmeiras, o Corinthians, o Dinamo de Kiev, é totalmente diferente para eles, seja a também a parte de arbitragem, com também árbitros estrangeiros. Isso as vezes acaba deixando eles um pouco retraídos, por não terem vivenciado tudo aquilo, por acharem estar em outra realidade. Como se tratam de crianças podem deixar um pouco mais eles inseguros. Estamos trabalhando bastante isso com eles, colocando em mente que eles tem que vivenciar tudo aquilo e tirar o máximo proveito de toda competição. - acrescenta o técnico Lucas Daniel.

Após jogos em turno único dentro dos grupos em cada categoria, os dois melhores times de cada chave avançam para os Playoffs Ouro, o terceiro e quarto para os Playoffs Prata e os demais para os Playoffs Bronze.

Entre gigantes que estão confirmados na competição que terão seus jogos realizados no CT do Grêmio estão a Juventus (ITA), River Plate (ARG), San Lorenzo (ARG), Peñarol (URU), o Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Athletico-PR, Philadelphia Union (EUA), Chivas Guadalajara (MEX) e Dinamo Kharkiv (UCR).

Tabela do CS Marítimo na primeira fase do IberCup 2020:

Grupo B

20/01
CS Marítimo x United Sports AC
CS Marítimo x Goiás

21/01
CS Marítimo SM x Salud Y Deporte

22/01
CS Marítimo x Martello Sport
CS Marítimo x SER Costa e Silva

Comissão técnica, elenco e familiares posam para a foto no último treino antes da disputa do IberCup 2020. (Foto: Divulgação/CS Marítimo)
s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter