Santa-marienses partem para o litoral gaúcho para mais uma TTT

Coração do Rio Grande terá no mínimo 70 atletas na 16ª Travessia Torres Tramandai (TTT)

(Foto: Divulgação/GoFit)

O próximo sábado (25/01) será dia de dezenas de corredores santa-marienses trocarem o asfalto pelas areias do litoral norte gaúcho. Pelo sétimo ano consecutivo o Coração do Rio Grande volta a ser representado no que vai se tornando uma das mais afamadas provas do Rio Grande do Sul e do sul do país, a temida Travessia Torres Tramandai (TTT), disputa de 82 quilômetros de distância partindo da praia de Torres até à barra de Imbé e que chega neste 2020 a sua décima sexta edição prometendo atrair mais de três mil participantes.

Seguindo sua constante evolução em provas de expressão, neste verão serão ao menos 70 atletas de Santa Maria de diferentes grupos de corridas, como GoFit e Mais Correria, como também corredores independentes, todos divididos nas categorias de revezamento de octetos, quartetos, duplas e solo. O novo recorde para a cidade na TTT.

Com largada na avenida Beira-Mar de Torres, os atletas logo ingressam na areia na Praia da Cal, seguindo na faixa reta pela beira com a companhia do mar e milhares de veranistas até Imbé. Para hidratação há paradas nas praias de Estrela do Mar, Rondinha, Curumin, Capão Novo, Atlântida, Arpoador e Santa Terezinha.

Além da areia e do sol forte, outro fator que pode ser complicador dos atletas é o vento. Em algumas edições o vento sul bateu de frente com os corredores, enquanto que em outras o vento nordeste ajuda a "empurrar" os participantes pelas costas não impondo resistência. Adversários para uns, atrativos para outros, mas que fazem a TTT ao mesmo tempo ser tão famosa e respeitada.

- Quando o sol começa a sair e esquentar, o atleta passando algumas poças d'água acaba molhando o tênis e juntando areia fica pesado. A dica é ter treinado bastante principalmente em horários com bastante sol, não comer alimentos que nunca tinha comido antes, beber bastante líquido. Eu procuro ouvir música, bater papo com outros corredores. E claro estar preparado psicologicamente e fisicamente para encarar os 82km de areia nos pés e sol no lombo. Ser ultra (ultramaratonista) é um grande desafio, é um sonho de todo corredor. Após correr treze maratonas pelo Brasil afora e duas super maratonas, vi que teria coragem de ir mais longe. A cada obstáculo superado a gente ganha força de ir mais além. Na chegada tu não consegue segurar as lágrimas e o choro vem. É agradecer a Deus pela superação e conquista. - revela Itamar Godoy, atleta do grupo Mais Correria que vai para a sua quarta edição da TTT na categoria solo.

Quem também comenta e dá dicas sobre como superar os desafios pela extensa faixa de areia no litoral gaúcho é Paulo Roberto Almeida, que superou pela primeira vez os 82km em 2019 e neste ano promete repetir a dose:

- Nossa primeira meta é conseguir concluir satisfatoriamente os 82 km. Tentaremos no decorrer da prova ultrapassar nosso desempenho do ano anterior. Esse "abismo horizontal" é vencido pelo bom preparo físico e mental. Há necessidade do sincronismo de ambos para alcançar o êxito do desafio. Com certeza voltaremos com o orgulho de ter cumprido a missão.

Itamar Godoy buscar cruzar a linha de chegada da TTT pela quarta vez. (Foto: Arquivo Pessoal)

Outros que estão preparados é a dupla de verdadeiros superatletas Maurício e Mariana Pimentel, da GoFit e respectivamente pai e filha. Portadora da síndrome do autismo, Mari, como é chamada, já participou com o pai Maurício em uma cadeira de rodas adaptada de diversas provas em Santa Maria e até da Maratona de Florianópolis, e agora irão encarar juntos também pelo segundo ano consecutivo o trecho final no revezamento de octetos da TTT pelo que ficou chamado de "Mariana Team".

- Vamos para a nossa segunda participação na TTT, como no ano passado vamos fazer parte de um octeto composto que ganhou o nome de “Mariana Team”, nome dado pelos amigos integrantes do grupo. A nossa participação será o último trecho de 8,3km fechando a prova. Cada corrida é diferente da outra, esse ano temos a maré que está alta e o vento. Vamos contar muito com a ajuda de nosso grupo para a parte final, pois na areia fofa é muito difícil levar sozinho. No ano passado conforme íamos correndo a galera na praia ia batendo palmas e apoiando, foi muito legal. A minha intenção sempre foi mostrar para a Mari que ela é capaz e que se ela não conseguir sozinha o pai faz por ela. Se existir amor nada é impossível. - diz Maurício Pimentel.

Maurício e Mari em ação pela Maratona de Florianópolis. (Foto: Divulgação/Maratona de Florianópolis)

Corredores de Santa Maria confirmados na TTT 2020:

GoFit

Quarteto masculino
Cleber Brenner
Cleber Lotti
Francisco Queruz
Juliano Dellazzana

Quarteto Feminino
Bianca Queruz
Carla Giani
Caroline Batistela
Caroline Rigon

Octeto Misto 1
Amanda Dias
Maurício Arruda
Eduardo Aita
Gabriela Frazzon
Israel Cabral
Fernando Dellazzana
Paola Kozoroski
Camila Moreira

Octeto Misto 2
Ronaldo de Lima Vargas
Etieli Ritzel
Reinaldo Ritzel
Bruna Guerino
Raquel Trindade
Aline Carvalho
Maíra Marcele Lopes
Mauricio Pimentel

Octeto 3 Misto
Simara Virue
Samantha Marques
Rodrigo Amaral
Camila Pacheco
Shaiane Limberger
Ana Paula Mortari
Evelyn Dotto
Marina Brenner

Quarteto Masculino 2
Rodrigo Franco
Eliseu Possobon
Peterson Peres
Gabriel Pozzo (Pro Elite)

Quarteto Misto
Alexandre Bauer
Valdete Loureiro
Júlio Rosa
Douglas Padilha

Mais Correria

Quarteto misto
Mauricio Teixeira
Rutinea Trevisan
Carmen Regina
Edison Amorim

Octeto feminino
Simoni Sartori
Caroline Pires
Ronize Lamperti
Cintia Dauti
Taise Dutra
Vanessa Dutra
Rosa Barros

Octeto misto
Vanessa Felix
Rodrigo Aguire
Ana Cris
Antão Moaçir
Lauricio de Menezes
Ana Alencar
Madalena Gonçalvez
Zelida Amorim

Solo
Itamar Godoy

Equipe de Corridas Chumbinho

Solo
Paulo Roberto Almeida
Soraia Borges
Dirceu de Sousa

Demais atletas:

Dupla masculina
Douglas Barbosa (Ideia Fixa)
Diego Roth

Quarteto misto
Ricardo Lewandowski (Ideia Fixa)
Aline Lewandowski (Ideia Fixa)
Simone Barbosa (Equipe de Corridas Chumbinho)
Natasha Martini (Equipe de Corridas Chumbinho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter