Clubes e atletas santa-marienses se destacam em mais um IberCup, uma das maiores competições de base do mundo

Coração do Rio Grande teve três equipes e dezenas de jogadores envolvidos no Torneio Internacional de Futebol Infantil IberCup

Sofia Predoso Villaverde levanta a taça pelo Grêmio. (Foto: Divulgação)

250 equipes, dezesseis países e quatro mil jogadores. E em meio a isto tudo a bandeira de Santa Maria, mais uma vez com um lugar entre os grandes destaques.

Assim foi o Torneio Internacional de Futebol Infantil IberCup, que aconteceu entre os dias 20 e 26 de janeiro, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, do Grêmio, em Eldorado do Sul, na grande Porto Alegre, que reuniu os futuros craques da bola em uma espécie de Copa do Mundo da categoria.

Pelo segundo ano consecutivo presente na competição, realizada em 2019 e 2020 em solo gaúcho, o Coração do Rio Grande viu todos seus representantes avançarem a fase eliminatória em diferentes divisões e também presenciou uma filha ilustre sagrar-se campeã da disputa apontada como uma das principais de categorias de base a passar pelo Brasil.

Campeão em 2019 da Série Bronze, o CS Marítimo terminou a primeira fase na última colocação do Grupo C da categoria para nascidos em 2009, com um empate e quatro derrotas, e assim mais uma vez caiu para o chamado Playoff Bronze. Nas oitavas de final o adversário foi o Meninos da Vila, de Porto Alegre, que superou os leões santa-marienses do técnico Lucas Daniel por 4 a 1 nas penalidades, colocando fim ao sonho do bicampeonato da filial santa-mariense do clube português.

- Foi mais uma experiência fantástica. Fomos para oitavas, perdemos nos pênaltis, mas as crianças se divertiram muito. Jogamos contra Goiás, Santos, e ano que vem vamos de novo.  Os pais ficaram contentes por essa experiência que foi oportunidade de vivenciar tudo isto. É um evento gigante, ter aquele convívio de estar do lado das equipes da Juventus, do Palmeiras, Dínamo de Kiev, das equipes de fora é muito bacana. Vivemos uma semana mágica. É um campeonato mundial, maior do mundo, com uma grande organização. - comentou Daniel Neves, coordenador do Marítimo.

Na classe para atletas nascidos em 2008 Santa Maria foi representada por dois clubes e ambos avançaram para o Playoff Série Prata.

Terceiro lugar do Grupo B na primeira fase, com uma vitória, dois empates e uma derrota, a Escolinha Locomotiva também acabou dando adeus nas oitavas de final ao ser superada pelo Juventude, de Caxias do Sul, por 5 a 0.

Já o Santamariense FC foi o dono da melhor campanha para a cidade no IberCup 2020. Após encerrar a fase de grupos na quarta posição da Chave E, com um retrospecto de uma vitória e três derrotas, a equipe venceu o seu confronto nas oitavas de final do Playoff Prata sobre o Grêmio MZ Futebol, de São José, Santa Catarina, por 5 a 3. Porém nas quartas de final o time dirigido por Felipe Rodrigues foi batido pelo Atlético Gaúcho por 5 a 4 nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal e assim encerrou sua participação entre as oito melhores equipes da categoria.

- A equipe se portou muito bem nos moldes da competição. As crianças tiveram muita personalidade diante das dificuldades e com isso adquiram mais uma situação importante em sua formação esportiva. Quanto ao resultado ficou um sentimento de que por mais que a campanha tenha sido muito boa chegando em quartas de finais, tínhamos condições de ter ido mais longe. - afirma Felipe Rodrigues, técnico Santamariense FC.

Além dos três times a cidade também teve mais jogadores defendendo outros clubes que entraram em campo pelo IberCup 2020. O SER Costa e Silva, de Porto Alegre, contou em seu grupo com os atletas Pedro Augusto Daronco, João Augusto Reimann, Gustavo da Silva, Nilmar Trindade e Gabriel de Amarante, e chegou até as oitavas de final do Playoff Prata da classe 2009 quando foi eliminado pelo boliviano Academia Tahuichi por 6 a 5.

Já a atleta Sofia Predoso Villaverde, oriunda da Escola do Grêmio de Futebol de Santa Maria e desde o fim de 2019 treinando e atuando pelo Grêmio de Porto Alegre, foi campeã do Playoff Ouro entre os nascidos em 2009 logo em seu primeiro torneio oficial defendendo o Tricolor e jogando duas categorias acima da sua, já que tem apenas 10 anos. Na final as Gurias Gremistas venceram o Gramadense por 3 a 0.

Veja abaixo as fotos das equipes e atletas de Santa Maria no IberCup 2020:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter