Coração do Rio Grande é candidato a sede da Conferência Sul dos Jogos Universitários Brasileiros

Cidade recebeu uma visita técnica nesta última terça-feira (28/01)

(Foto: Divulgação)

Tratado como um dos campeonatos multidesportivos mais importantes do Brasil e do mundo e chancelado pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) podem passar por Santa Maria na temporada 2020.

Uma das cidades indicadas pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) a ser sede da Conferência Sul, etapa que antecede a fase final reunindo atletas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, o Coração do Rio Grande recebeu nesta última terça-feira (28/01) uma visita técnica do secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, o ex-judoca campeão mundial João Derly, e do presidente da CBDU, Luciano Cabral, a fim de avaliar a infraestrutura de cada local que pode abrigar os jogos em Santa Maria.

A comitiva, que ainda contou com representantes da Prefeitura Municipal e do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, passou pelo Centro Desportivo Municipal (CDM), o CEFD da UFSM, pelo Clube Recreativo Dores e pelo Ginásio Saul José Machline.

- Eu imagino que trazer esta etapa da Conferência Sul para Santa Maria com certeza será o maior evento esportivo dos últimos anos. Não me recordo de algum evento desta magnitude. De antemão isto também é uma prévia para 2021, onde queremos trazer o evento final do JUBs, que entra todas modalidades, como natação, judô, atletismo e todos esportes coletivos. Seria a abertura de um possível evento ainda maior. O envolvimento em um evento desses é muito maior que só para os atletas, que serão cerca de 600, mas sim um evento formativo para acadêmicos de educação física, fisioterapia, comunicação social, entre outros que teriam a oportunidade de atuar em um mini-mega evento, digamos assim, e também para a comunidade e para os amantes do esporte. Para a cidade trazer esses jogos vai ser um grande evento. - ressalta Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) da UFSM.

Como principal concorrente de Santa Maria está a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Até a próxima sexta-feira (31/01) a CBDU promete oficializar a cidade sede da Conferência Sul do JUBs 2020, marcado para 24 a 29 de agosto. Paralelo com a Conferência Sul ocorre a Conferência Central, que conta com representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

As disputas ocorrem nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei, tanto no masculino e feminino, sendo os três primeiros colocados em cada categoria da Conferência Sul e Central avançando para a fase final do JUBs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter