Entidade que atende crianças na Região Nordeste recebe equipamentos esportivos da Prefeitura

Vale da Bênção teve projeto aprovado via Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp)

(Foto: Ariéli Ziegler/PMSM)

Criada há quatro anos na Região Nordeste de Santa Maria, a organização que atende crianças e adolescentes carentes Vale da Bênção teve um projeto para uma Escolinha de Futebol aprovado pelo Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp) em 2019. A Prefeitura de Santa Maria repassou R$ 22.490 para a entidade que trabalha no desenvolvimento social e intelectual de jovens atletas por meio do esporte. Na manhã deste sábado (29), a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fez a entrega de equipamentos esportivos adquiridos por meio do Proesp. O ato ocorreu às 10h no Campo do Aliado, no Bairro Km 3.

De acordo com um dos coordenadores do Vale da Bênção, Cristiano Santana, a Escolinha de Futebol abraça cerca de 100 crianças e adolescentes moradoras dos bairros Km 3 e Itararé.

- A Prefeitura nos deu a oportunidade de apostar ainda mais em um projeto que mostra que é possível, sim, viver uma vida digna. Seguir o caminho correto. Que as oportunidades existem. Já temos dois guris aqui que vão fazer testes em times de fora. Com os novos equipamentos, vamos qualificar o nosso treinamento. Com a verba repassada para o projeto, vamos poder jogar em competições de fora. A Prefeitura está nessa luta com a gente. - disse Santana.

Nos próximos dias, dois integrantes da Escolinha de Futebol vão para Porto Alegre para o Paraná, onde farão testes para os times de futebol Internacional e Azuriz. Como antes não havia recursos financeiros que possibilitassem que o time da escolinha, o Novo Horizontino, competisse fora da cidade, outras equipes pegavam os jovens atletas emprestado. Foi durante algumas dessas competições que olheiros viram nos dois santa-marienses a possibilidade de futuros craques. A esperança do Vale da Bênção é que outros tenham a mesma oportunidade com o apoio do Executivo Municipal.

- Recebemos, hoje, uniformes e bolas. Mais está por vir. Também vamos poder pagar as viagens para os campeonatos, coisa que não era possível antes. Isso é muito bom. O esporte transforma. Dá perspectiva para quem nasce aqui. Isso beneficia a comunidade, beneficia os bairros e beneficia a cidade. Todo mundo ganha. Nós só temos a agradecer. - disse Sérgio Lima, também coordenador do projeto e mais conhecido como Nequinho, ex-jogador profissional do Inter-SM.

O superintendente de Esportes, Givago Ribeiro, explica que o Vale da Benção participou de três seminários realizados no prédio da SUCV, onde é a sede da secretaria, antes de participar, efetivamente, do Proesp. Como tiveram o projeto aprovado em 2019, vão poder executá-lo a partir deste ano, razão pela qual receberam os equipamentos agora.

- Quero parabenizar os coordenadores e os demais envolvidos porque são pessoas que fazem a diferença no nosso mundo. Agradeço, também, ao prefeito Jorge Pozzobom e ao vice-prefeito Sergio Cechin, que apoiam o Proesp, um projeto que permite que essas organizações continuem a existir cumprindo esse papel social que é tão importante. É um verdadeiro suporte para o desenvolvimento do esporte em Santa Maria. E vocês, que participam do projeto, valorizem a oportunidade estão tendo. Agarrem ela como se fosse a única. Vocês já estão vendo os frutos por meio dos colegas que vão para outras cidades fazer testes. São essas oportunidades que nos levam para o caminho do bem. Nós só vencemos porque não desistimos. Sei que vocês vão chegar muito longe. - disse.

O Vale da Bênção realiza atividades nas quartas, sextas e sábados. Podem participar crianças e estudantes de todas as idades desde de que estejam devidamente matriculadas e frequentando instituições de ensino. Mais informações pelos telefones (55) 9 8466-3902 e 9 9153-0163.

O Proesp

Com o objetivo de atrair ainda mais entidades esportivas da cidade ao Proesp 2021, a Prefeitura de Santa Maria abriu o cadastro para o próximo ano. As instituições, os clubes e as entidades ligadas ao esporte santa-mariense podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para apresentar a documentação (Rua Venâncio Aires, 1.934, 2º andar). O cadastro segue aberto até o dia 7 de agosto de 2020. Confira, aqui, a documentação necessária.

Em 2020, foram aprovados 30 projetos de 18 entidades cadastradas no Proesp. No total, foram aprovados mais de R$ 598 mil. Ressalta-se que a Prefeitura, por meio da renúncia fiscal, disponibilizará de 1% a 3% da receita proveniente de ISSQN, IPTU e ITVBI, calculados sobre cada imposto, respectivamente.

Por João Pedro Lamas/Assessoria PMSM

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter