Santa Maria recebe 1º Campeonato de Levantamento de Peso Olímpico Vento Norte

Crossfit Vento Norte será palco das provas no dia 14 de março. Foto: Divulgação

Uma das atividades relacionadas à prática do crossfit, que já conta com centenas de adeptos em Santa Maria, terá no próximo dia 14 de março, uma competição inédita. Reunindo competidores de cinco equipes, três delas da cidade, além de representantes de Uruguaiana e Santiago e promovida pela Vento Norte, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Brigada Militar e EsporteSUL, 40 atletas disputarão o 1º Campeonato de Levantamento de Peso Olímpico (LPO).

Serão oito categorias divididas por peso (quatro masculinas e quatro femininas), que distribuirá premiação com troféu e medalhas para os primeiros colocados para cada uma.

- O evento tem a intenção de difundir e popularizar o esporte, integrando praticantes e entusiastas do LPO e Crossfit em Santa Maria e região, fortalecendo e tornando ainda mais conhecida a prática dessa grande modalidade no Rio Grande do Sul. - destaca Mateus Giacomini, organizador do evento.

O torneio inédito será realizado no dia 14/03, na sede do Crossfit Vento Norte, rua João Batista da Cruz Jobim 1455.

Para o público que deseja acompanhar as provas,  a entrada custará R$5 ou 1kg de alimento não perecível.
Ingresso para participantes: R$ 50,00 com direito a uma camiseta do campeonato.

Confira o cronograma do 1º Campeonato de Levantamento de Peso Olímpico (LPO): 

- 8:45hs Abertura;
-  8:50hs Assinatura do termo de responsabilidade e Pesagem dos atletas;
- Deixar registrado as 3 pedidas da carga em Quilogramas (KG) para os dois movimentos do dia: Snatch e Clean and Jerk

CATEGORIAS

Masculino
-
Até 70Kg
- Até 80Kg
- Até 90Kg
- Acima de 90kg
Feminino
- Até 55Kg
- Até 60Kg
- Até 65Kg
- Acima de 65kg

- Dois movimentos: Snatch e Clean and Jerk ou Arranco e Arremesso. Cada atleta terá 3 tentativas em cada um dos movimentos, sempre em ordem crescente;
- Cada atleta terá até um minuto para a execução do movimento, após ser chamado pela mesa organizadora. Se o atleta errar o movimento ele terá direito a mais dois minutos, para a segunda tentativa no mesmo peso ou deixar para a segunda bateria/pedida com peso maior.

- Equipamentos e materiais de competição: Será obrigatório o uso de calçado que garanta segurança ao atleta. Será permitido o uso de calções, bermudas e bermudas leg. Será permitido o uso de faixas, joelheiras e bandagens: Largura:10 cm para pulsos e 30 cm para joelhos. Será permitido o uso de cinta abdominal. Será permitido o uso de magnésio e breu. Não será permitido o uso straps. Não será permitido uso de lubrificante na coxa ou qualquer outra parte do corpo.

- Após o levantamento ser executado os dois árbitros laterais levantarão as bandeiras se estiver tudo correto na execução, o atleta deve permanecer estável com a carga acima da cabeça por 2 (dois) segundos para ser validado o movimento.

- Obrigatório o uso da camiseta do evento no momento dos levantamentos, assim como da premiação. Não podendo utilizar bandeiras, faixas, buzinas, sinalizadores ou qualquer outro material que venha atrapalhar e poluir a visibilidade e a divulgação do patrocinadores.

- Os atletas serão chamados pela mesa por categorias, devendo estar devidamente aquecidos e sabendo das cargas que irá executar nos levantamentos.

Erros nos levantamentos:
-Desenvolvimento incompleto dos braços;
-Flexão/extensão dos braços;
-Desenvolvimento em força;
-Tocar a plataforma com qualquer parte do corpo sem ser os pés;
-Sair da plataforma ou deixar a barra fora dela;
-Baixar o peso antes do sinal dos árbitros;
-Deixar a barra cair e não conduzi-la;
-Não colocar os pés em paralelos.
Arranco:
-Apoiar a barra na cabeça;
-Pausa da barra durante levantamento.
Arremesso:
-Colocar a barra no peito antes de girar os cotovelos;
-Tocar joelhos/pernas com os cotovelos;
- Movimento oscilante deliberado.

- Quem tiver algum tipo de limitação articular ou qualquer outro limitante favor avisar a organização do evento durante a pesagem e assinatura do termo de responsabilidade, exemplo: não extensão total do cotovelo por algum tipo de limitação.

- Premiação: O atleta que somar maior carga (KG) nos dois levantamentos (Snatch e Clean and Jerk) será o vencedor da categoria e o mesmo serve para as demais posições. Todos os 03 (três) primeiros atletas de cada categoria receberam medalhas e o campeão medalha e troféu. Os atletas serão chamados para compor o pódio de premiação vestindo a camiseta do evento, serão convocados pela mesa organizadora após o encerramento da competição.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter