Trail Running santa-mariense em crescimento

Liderados por Clarice Schuler, atleta da elite do trail running estadual, Equipe Ideia Fixa faz sua estreia no Campeonato Gaúcho

(Foto: Acervo Ideia Fixa)

Nas duas últimas temporadas a atleta Clarice Schuler enfrentou, e mais do que isso, superou sozinha o principal campeonato de trail running do Rio Grande do Sul, uma das vertentes da corrida que coloca o competidor em contato direto com a natureza em uma prova por trilhas e montanhas repleta de obstáculos naturais.

Já neste 2020 Clarice terá a companhia de mais dezoito atletas da Equipe Ideia Fixa de Trail Running presentes no Campeonato Gaúcho de Trail Running, todos eles estreantes no que é apontado como um dos campeonato de corrida mais temido do Estado.

- Eu sempre ia sozinha ou com um "amigo das trilhas" e ir sozinha não me agradava mais. Então conversei decidimos convidar alunos para experimentar o doce, gostaram tanto que decidimos em dezembro montar uma equipe para participar. É na trilha que meu espírito livre se alegra. Eu sinto verdadeiro prazer em subir morros com altimetria absurda sem caminhar. Sinto prazer indescritível em fugir do barulho da cidade e me aventurar em locais inóspitos, de difícil acesso, locais onde não tem nem se quer água potável e onde uma queda pode ser fatal. A gente corre em meio a pedras soltas, grama alta, limo, pula tronco, se agarra em unha de gato e sente um prazer imenso em terminar exausto. Já corri prova que a água descia da montanha acima do meu joelho e contra, sentia gosto de barro na boca. O que para muitos pode ser sacrifício eu encaro como diversão. Não corro mais para chegar na frente de ninguém corro por prazer, para me superar e para superar a dificuldades dos percursos. - revela Clarice Schuler, fonte de inspiração para os novos adeptos da modalidade, e que acrescenta:

- Não consigo colocar em palavras a liberdade que sinto ao correr em meio a natureza, sair do convencional e expor meu corpo ao limite. E desta vez eu não vou só. Comigo vai minha "manada de búfalos" preparados para aguentar qualquer coisa que vir pela frente.

A primeira parada da Equipe Ideia Fixa de Trail Running pelo Campeonato Gaúcho 2020 será neste sábado (07/03) em Porto Alegre, no Morro Tapera, na zona sul da capital porto-alegrense.  Assim como as outras seis etapas da temporada, a competição serão divididas em três distâncias, sendo nesta etapa de abertura de 6km, 11km e 21km.

- É o campeonato envolvendo o esporte corrida mais disputado do estado e também o que envolve mais dificuldade psico-física para os participantes, haja vista a grande variação altimétrica e variações de terreno de cada etapa passando por grandes escaladas, travessias de leito de arroio, obstáculos naturais e trilhas de uma via em mata fechada. - diz Alan Sangou, responsável pela Equipe Ideia Fixa.

Por conta disto a preparação da equipe foi intensa e longa. Liderados Alan Sangoi e Clarice Schuler, os atletas estão desde dezembro com treinos específicos e voltados exclusivamente para a modalidade

- O pessoal estpa passando por um período de adaptação. Está sendo feito de forma lenta e segura para evitar lesões. Quando a gente entra na trilha muda muito a forma de correr. - diz Schuler.

Alan Sangoi, que também irá encarar a prova em Porto Alegre, também comentou sobre a preparação da equipe:

- A preparação física para a prática do Trail Running requer uma gama diferenciada de estímulos direcionados ao aumento significativo na tolerância ao lactato sanguíneo, “suportar a dor”, em estímulos de resistência de força específicos em variações duradouras de altimetria de percurso, tanto ascendente quanto descendente, bem como a aplicação maçante de técnicas específicas para uma melhora de desempenho na transposição das dificuldades que este esporte engloba. A prática requer a utilização de materiais específicos e normas de segurança mais avançados, como uso correto de bastões de transposição, condução de itens de sobrevivência como hidratação, suporte de primeiros socorros, apito de alerta e hidratação no método “Survivor”. - acrescenta Alan Sangoi.

Após Porto Alegre, o Campeonato Gaúcho de Trail Running ainda passa por Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Taquara, Nova Petrópolis, Gramado e Sapiranga.

Atletas da Equipe Ideia Fixa inscritos para esta primeira etapa:

21 KM
Marco Gehres
Ricardo Lewandowski
Douglas Barbosa

11 KM
Ivonir Gulart

6 KM
Alan Sangoi
Ana Patrícia Tafernaberry
Andrea Schuster
Clarice Schuler
Darlan Weber
Edy Quevedo
Elenice Mioso
Ida Dettmer
Helena Selbach
Paulo Roberto Calil
Rodrigo Nicoloso
Rodrigo Guerra
Vagner Winter
Veraci Glasenapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter