Estadual de Canoa Havaiana e SUP abrem temporada 2020 para a Asena

Equipe santa-mariense busca mais uma vez manter sua hegemonia nas águas do estado

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

As canoas e pranchas da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) entrarão na água pela primeira vez na temporada 2020 por uma competição oficial neste sábado (07/03). Pelo terceiro ano consecutivo as primeiras remadas pelo calendário de provas ocorre na cidade de Lajeado, palco tradicional da abertura do Circuito Rabbit de Sup Race e Canoa Havaiana, equivalente aos campeonatos estaduais das duas modalidades.

E se o palco da disputa inaugural segue o mesmo nesses últimos três anos, o que não muda também é a hegemonia da equipe santa-mariense, sendo o time a ser batido das águas estaduais, sobretudo na canoa havaiana, esporte que cada vez mais cresce e rende conquistas para a esquadra do Bairro Campestre Menino Deus.

Em 2018 foram três ouros nas três principais categorias da primeira edição do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana e o título por equipes. Já em 2019 foram quatro ouros, uma prata e o novamente o troféu de campeão por equipes na Canoa Havaiana.

- Essa hegemonia da Asena na canoa havaiana, no SUP e dá para se dizer também no caiaque aqui no estado é fruto de um padrão que o Givago e eu estabelecemos. Um padrão de treinamento, de organização e um padrão de até mesmo de resultados almejados, que é sempre estar no topo. Logicamente no esporte isto não é possível sempre, temos que a humildade de reconhecer também o trabalhos dos adversários, mas entendemos que o trabalho da Asena, que acontece há mais de vinte anos,  então é uma responsabilidade nos colocarmos sempre entre as melhores equipes do estado e do Brasil tento em vista toda esta experiência que já adquirimos mundo a fora no esporte. É o nosso dever de casa estarmos entre os melhores. - diz o atleta e técnico Gilvan Ribeiro, o grande nome da Asena ao lado do seu irmão Givago Ribeiro, que também comentou sobre a pressão e responsabilidade da equipe em se manter no topo:

- Tentamos sempre passar esta humildade perante resultados, mas também entender que é uma responsabilidade muito grande manter isto. Chegar no topo é um trabalho talvez um pouco mais fácil do que se manter no topo. Quando tu estás entre os melhores ou é o melhor por muito tempo, como é o caso do time feminino e masculino da canoa havaiana, ocorre esta pressão. O atleta acaba se cobrando, ele está na vitrine, as outras equipes começam a olhar de uma forma diferente. Esta questão tem que ser muito elabora e com tranquilidade manter o trabalho para tentar se manter no topo. Sempre trabalhamos para que nossos atletas não se acomodem.

E tal empenho e dedicação nos treinamentos é atestada pela remadora Ana Cristina Monteiro, que integra o time da canoa mista e canoa feminina e promete garra para buscar o tricampeonato gaúcho:

- Nossa expectativa é de muito aprendizado a cada prova. Mantemos os treinos com muito foco e disciplina. A cada ano as equipes estão melhor preparadas. Vamos encarar o desafio de manter o título com muita garra. Mas o importante de toda a competição é a integração e participação das equipes, as amizades e as vivências que acontecem sempre.

Após Lajeado, o Circuito Rabbit de Sup Race e Canoa Havaiana ainda passa por Porto Alegre nos dias 22 e 23 de agosto e em Santa Maria nos dias 21 e 22 de novembro.

Confira abaixo a lista dos atletas da Asena que disputam a etapa de abertura do Circuito Rabbit de Sup Race e Canoa Havaiana:

Canoa Havaiana Masculina

- Gilvan Ribeiro
-Felipe Almeida
- João Almeida
- Cláudio Silva
- Gustavo Silva
- Givago Ribeiro

Canoa Havaiana Feminina

- Mariane dos Santos
- Zica Schimid
- Daiane Zambeli
- Fabiane Bitencourt
- Gisele Lopes
- Ana Cristina Monteiro

Canoa Havaiana Mista

- Felipe Almeida
- Rodrigo Ramos
- Givago Ribeiro
- Fabiane Bitencourt
- Emili dos Santos
- Ana Cristina Monteiro

Stand Up Paddle

- Gisele Lopes Elite - Feminino
- Rodrigo Ramos - Elite Masculino
- Zica Schimid - Master feminino

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter