Um dos pioneiros do jiu-jitsu em Santa Maria, Antônio “Kapincho” assume desafio do outro lado do planeta

Kapincho foi um dos primeiros a se tornar faixa-preta em Santa Maria. Foto: Bruno Tech/EsporteSUL

O ciclo que durou, entre idas e vindas, 18 anos no coração do Rio Grande, onde se tornou conhecido como um dos pioneiros na difusão do jiu-jitsu, uma das mais vitoriosas e representativas modalidades de Santa Maria no cenário esportivo gaúcho, brasileiro e mundial, chegou ao fim.

Líder da Drill BJJ School na região central do estado, o faixa-preta Antônio Dias "Kapincho", de 40 anos, assume na próxima semana, o comando da Gracie Sydney, uma das maiores escolas de jiu-jitsu da Austrália.

Kapincho e Bruno Panno na sede da Gracie Sydney. Foto: Arquivo pessoal

Com a meta de atingir um número de mil alunos, Kapincho, que atuará como o principal treinador da academia que difunde a modalidade há quase vinte anos na Oceania, desembarcou para comandar os treinos na sede localizada em Alexandria na última segunda (09/03) a convite do também brasileiro Bruno Panno, que mantém a franquia da Gracie Humaitá, marca de propriedade da lenda do esporte Royler Gracie.

Campeão mundial pela CBJJE e multicampeão nos tatames, o pedritense que é graduado por Fernando Paradeda e formado em Engenharia Florestal pela UFSM, retorna à Oceania após 13 anos. Em 2004, ainda como faixa roxa, Kapincho morou na Nova Zelândia antes de viver por três temporadas em Sydney e voltar ao Brasil como faixa marrom.

- Deixei bons amigos lá. Eu já conhecia o professor da escola, eu lutava com os alunos dele. Apareceu a oportunidade, ele me convidou, me fez uma proposta, pois estão com um programa de expansão grande aqui na Austrália. Um amigo meu veio pra cá, o Bambam, de Porto Alegre, que agora foi deslocado para outra filial. Eu fui um dos indicados, aí fiz todo o processo de imigração. - revela Kapincho.

Ao lado de sua esposa Letícia Saraiva, o fundador da Sul Gilos, que se tornou Sul Jiu-Jitsu e depois passou a Drill BJJ, inicia as aulas já na próxima segunda com a meta já definida:

- Quero executar o melhor trabalho possível, corresponder às necessidades da Gracie e trabalhar duro para atingir a meta da escola. Fui contratado para ser o headcoach da equipe de professores e vim para ajudar o time a crescer. - afirma o professor que revelou campeões como Melissa Cueto, Jean Luca Adami e Mateus Obaldia "Barney".

Confira a lista dos principais feitos de Antônio Dias "Kapincho"

- Campeão Sul Brasil Open 2008
- Sul Brasil Open e 3º Absoluto 2008
- Vice-campeão Absoluto Sul Americano 2008 CBJJ (faixa marron)
- Campeão Absoluto Santa Maria Open 2010
- Campeão Sul Americano 2010 Florianópolis (CBJJ)
- 3º lugar Sul Americano 2011(CBJJ)
- Campeão Sul Brasileiro 2012 Florianópolis (CBJJ)
- Vice-campeão Sul Americano 2012 (CBJJ)
- Oitavas de final Mundial Califórnia 2013
- 5º colocado Mundial de Masters 2013 Califórnia
- 3º colocado Abudab Pro Gramado 2014
- Campeão mundial Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) (2016)
- Vice-campeão mundial Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) (2017).

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter