Futuro da Divisão de Acesso 2020 deve ser definido nos próximos dias

Ao que tudo indica competição será retomada apenas no segundo semestre de 2020, em setembro, data estipulada para a queda da transmissão do coronavírus no país

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Com apenas duas semanas de bola rolando pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul e três rodadas disputadas, a Divisão de Acesso precisou ser interrompida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), engajada na luta mundial do combate ao coronavírus. Suspensa inicialmente por quinze dias, prazo que dentro de alguns dias será estendido pela entidade máxima do futebol estadual, a competição irá definir o seu futuro, o do Inter-SM e dos outros quinze clubes participantes em uma reunião por videoconferência nos próximos dias, o que pode correr já nesta terça-feira (24/03).

Com a tensão e incertezas pairando sobre cada estádio, como questões contratuais com jogadores e a iminente fragilidade financeira, as equipes esperam uma definição de como ficará o calendário da Divisão de Acesso para traçarem suas estratégias e diretrizes para a sequência da já histórica fatídica temporada.

- Nos dependemos da FGF, da CBF, que já estão conversando para tomar estas decisões. É difícil, mas não adianta ficarmos nesta ansiedade, hoje a preocupação de todos nós é o coronavírus, o covid-19, com isto que temos que nos preocupar. A Divisão de Acesso vai ter continuidade, mas vamos ter que passar esta pandemia. Hoje (segunda-feira) em Porto Alegre a FGF está reunida com o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS para ver a situação dos atletas, fazendo uma documentação juridicamente que ampare tanto os atletas com os clubes. Amanhã teremos está videoconferência e vamos ter que aguardar mais um pouco. Temos que esperar a proporção que vai se tomar a pandemia. - afirma Jauri Daros, presidente do Inter-SM.

Diante deste cenário e seguindo as previsões do Ministério da Saúde de que a chamada curva de transmissão do coronavírus só terá queda brusca em setembro no Brasil, a competição deve mesmo ser retomada apenas neste período, no mesmo semestre dedicado à disputa da Copa FGF e que também pode sofrer mudança.

Jauri Daros é a favor de que a Divisão de Acesso e Copa FGF sejam disputadas juntas no segundo semestre. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Além de corroborar com este modelo já levantado e debatido por alguns clubes, o mandatário alvirrubro Jauri Daros ainda sugere a disputa simultânea do restante da Divisão de Acesso e da Copa FGF, criando um calendário cheio para os clubes gaúchos na reta final do ano.

- Para mim seria muito interessante fazermos no segundo semestre, tão logo passe esta pandemia, a Divisão de Acesso junto com a Copinha. Teríamos duas competições o que para os clubes seria muito bom. No meio da semana jogamos a Copinha e no final de semana a Divisão de Acesso. O clube ocuparia os mesmos atletas, com uma despesa única. O que seria uma alternativa excelente no meu ponto de vista, já que além da oportunidade de subir para a primeira divisão do futebol gaúcho teríamos a oportunidade da Copa do Brasil e uma Série D do futebol brasileiro (vagas destinadas ao campeão e vice da Copa FGF). - acrescenta Jauri Daros.

Vale lembrar que desde a última terça-feira o Inter-SM suspendeu todas as suas atividades com o elenco profissional por tempo indeterminado.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter