Inter-SM cria programas de atividades para jogadores treinarem em casa

Em suas casas por prevenção ao novo vírus, atletas alvirrubros receberam orientações dos preparados físicos do clube para trabalharem neste período de recolhimento

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Declarada pandemia mundial desde o início de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus, denominado Covid-19, fez o mundo esportivo parar e também adotar meditas de isolamento social pare evitar a sua disseminação. Desde o dia 17 o Inter-SM suspendeu suas atividades do futebol profissional por tempo indeterminado e desde então vem monitorando diariamente seus atletas à distância.

Sendo impossível prever agora quando a bola voltará a rolar pela Divisão de Acesso, a comissão técnica alvirrubra, em especial o preparador físico Henrique Braibante e o seu auxiliar Fabrício Ziegler, tem usado a criatividade, tecnologia e se reinventado para manter os seus jogadores em atividades dentro de suas casas. Após ganharem alguns dias de descanso, os atletas do Inter-SM receberam uma programação especial para cumprirem neste período de inatividade do calendário.

- Neste período de quarentena temos o cuidado, principalmente, da saúde dos jogadores. A orientação é todo mundo ficar em casa. Sabendo que o atleta deve se manter em atividade dentro do possível, programamos alguns treinos específicos para poderem fazer em casa. Exercícios simples, para fazer em espaços pequenos, sabemos que todo mundo tem o seu lugarzinho, e também exercícios que possam ser feitos sem a utilização de materiais. A orientação é que dentro de 30 minutos por dia ele se mantenha a atividade e cuide da alimentação. Todo esforço que for feito agora vamos usufruir na volta, quanto retornarmos ao treinamento. Perdas vão ter, sabemos disto. O ritmo de treinamento vamos ter que voltar ao normal depois, mas colocamos sugestões de trabalhos e continuamos conectados pela internet com os jogadores. - revela o preparador físico alvirrubro, Henrique Braibante.

Através de um grupo de WhatsAPP com todo elenco alvirrubro, a preparação física do Inter-SM disponibiliza aos atletas uma série de exercícios e videoaulas para cumprirem a cada quinze dias com objetivo de manutenção principalmente de força e resistência.

- Eu e o Fabrício montamos videoaulas, onde demostramos os exercícios, quantidade e sequência que queríamos para eles se manterem ativos. Os atletas já fizeram, nos deram o feedback mandando vídeos e fotos, e estamos conseguindo nos manter em atividade, não ficar parado. - diz Henrique Braibante.

O preparador físico do Inter-SM também comentou sobre o fato da comissão técnica ter que desenvolver um planejamento diante de um futuro de incertezas que pairam sobre os clubes, jogadores e sociedade, já que não é possível neste momento definir a data para voltar aos trabalhos. A única certeza é que a equipe terá que fazer uma nova pré-temporada na volta das atividades.

- Estamos sempre atentos as notícias que vem da Divisão de Acesso. No futebol todo mundo está numa incógnita de saber quando voltar. Diariamente eu vou me planejando para caso tenha uma decisão e caso esta situação comece a se encaminhar já. Mas é tudo muito subjetivo. Na preparação física sim, é um setor que precisamos nos antecipar muito. Não queremos perder todo trabalho que fizemos na pré-temporada, mas temos que entender que estamos passando por uma situação de urgência, onde todo o planeta está imbuindo para que possamos estancar este vírus. Então estamos nos planejando diariamente com hipóteses de quinze dias, vinte dias, trinta dias ou mais. O mais importante agora é que todo mundo, enquanto clube também, estar dentro deste processo para estancar este vírus e que isto tudo termine o mais rápido possível. - completa Braibante.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter