Campeonato Gaúcho de Futebol Americano e Campeonato Gaúcho de Flag sem data para ocorrer

Atual campeão estadual nas duas modalidades, Santa Maria Soldiers não sabe quando entrará em campo pela primeira vez em 2020

(Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Com o esporte mundial em uma espécie de estado de hibernação por conta da pandemia causada pela Covid-19, a volta as atividades na maioria das competições não é vislumbrada por clubes e atletas para os próximos meses. No futebol americano e no flag estadual, modalidades em que Santa Maria reina absoluta com as equipes do Santa Maria Soldiers, não é diferente.

Após a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) adiar as duas rodadas iniciais do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano e a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Flag Feminino, nesta última segunda-feira (13/04), como o esperado, a entidade suspendeu agora por tempo indeterminado as duas competições.

No Campeonato Gaúcho de Futebol Americano o Soldiers estrearia no mês de maio, já na fase de wildcard, a fase eliminatória do certame, por ser o líder do Ranking de Desempenho da FGFA. Já as soldadas da equipe feminina de flag dariam o kickoff do Gaúcho de Flag Football no dia 26 de abril, com a etapa inicial em Carlos Barbosa.

Tanto o time masculino de full pads, hexacampeão estadual, como o feminino de flag, bicampeão gaúcho, já haviam suspendido os treinamentos desde o dia 18 de março.

- Essa paralisação nos fez mudar os planos mais de uma vez já, assim como acredito que aconteceu com todos os times. Logo no início da paralisação nós nos preparamos para voltar em menos de um mês e aproveitamos para implementar os playbook de defesa e ataque, através de vídeo chamadas. Porém com o primeiro posicionamento da FGFA comunicando o adiamento do início do Campeonato Gaúcho, nós começamos a fazer treinos voltados para técnicas individuais, físico, e estudos de vídeo. Com o anúncio do cancelamento do campeonato o cenário muda de novo. Agora começamos a nos preparar diretamente para a BFA (início marcado para julho) que será o único título que disputaremos no ano. A ideia é seguir mais ou menos com essa estrutura de vídeo chamadas com físico, técnicos específicos e estudo de vídeos, e tão logo possamos voltar pensamos em por tudo isso em prática. Por isso estamos pensando já na possibilidades de fazer algum training camp como foi feito ano passado, um final de semana inteiro com treinos em dois turnos em Júlio de Castilho e a opção de fazer algum amistoso de preparação também. Claro isso tudo ainda depende do decorrer a situação do estado em relação ao coronavírus, posicionamento da CBFA, e tudo. Nós seguiremos a risca as recomendações da Prefeitura de Santa Maria é só voltaremos quando for seguro para todos. - comenta Fabricio Ziegler, head-coach da equipe de futebol americano dos soldados.

Confira abaixo a nota divulgada pela FGFA:

Comunicado:

Como informado nas postagens anteriores, a FGFA vem monitorando semana a semana o cenário estadual e nacional em relação à Covid-19.

Havíamos suspendido as primeiras duas rodadas e estávamos no aguardo para definir sobre a manutenção ou não da terceira rodada do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Além disso, a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Flag Football também havia sido suspensa.

Infelizmente, viemos hoje anunciar que a rodada em questão também está suspensa, bem como a competição, tanto na modalidade full pads quanto na modalidade flag football.

O cenário atual nos impossibilita manter o campeonato como havia sido planejado antes da chegada da pandemia. Tampouco temos condições de prever quando poderemos retomar as atividades (reuniões, treinos e jogos).

Portanto, anunciamos que por ora o Campeonato Gaúcho de 2020 está suspenso até segunda ordem. Enfatizamos que a ideia é que ele não seja cancelado definitivamente, porém não podemos dar uma previsão de quando e como ele ocorrerá. Somente com o passar do tempo e com a mudança de cenário é que teremos condições de organizar novamente o campeonato e as nossas atividades.

Recomendamos aos times que cumpram com o decreto estadual vigente, que proíbe aglomerações e atividades que reúnam um grupo grande de pessoas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos nesse momento difícil e de incertezas.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter