“Ninguém sabia ao certo o que era e o quanto era perigoso”, relata jogador santa-mariense que atua na Itália há onze temporadas

Santa-mariense Cesar Sachet, atleta do Active Network Futsal, completou nesta sexta-feira (24/04) 45 dias de isolamento em casa e contou sobre o drama vivido pelo país europeu

(Foto: Arquivo Pessoal)

Um santa-mariense vive de perto uma das situações mais críticas da pandemia de coronavírus de todo o planeta terra. Jogador de futsal profissional, Cesar Sachet, de 34 anos, completou nesta temporada já manchada pelo Covid-19 exatos onze anos atuando na Itália, país assolado e que detém o segundo maior número de vítimas em função do novo vírus.

Recluso em sua residência ao lado da esposa Rafaela e dos filhos Luísa e Nicolas na cidade de Viterbo, na faixa central da Itália, região de Lazio, local que abriga o seu clube Active Network Futsal, da Série A2, Cesar, que também é naturalizado italiano, conversou com o EsporteSUL sobre a triste experiência de estar vivenciando tão de perto este drama.

Desde o início de março em quarentena, o que no país está previsto para durar até 4 de maio, e só saindo de casa portando uma autorização especial para as necessidades básicas, como ir ao mercado e farmácia, o jogador contou sua atual rotina, relatou que a Itália demorou para perceber a gravidade do Covid-19, falou sobre como faz para manter a forma física longe das quadras e academias e sobre as incertezas do futuro do futsal italiano, no caso sobre a Série A2, onde aparecia no posto de vice-artilheiro com 26 gols e seu time ocupava a quinta colocação, disputando vaga na fase eliminatória.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista com o ítalo-brasileiro Cesar Sachet:

INÍCIO DA PANDEMIA
"Tudo começou no início de março. Ficamos sabendo que a nossa próxima partida poderia ser de portões fechados, continuamos os treinos e no meio da semana chegou a notícia que o campeonato (Série A2 e todo futebol e futsal italiano) ia parar. No início achamos que ia ser uma coisa rápida e logo foram cancelados até os treinamentos. Aí comecei a ver que a coisa era mais séria. Depois chegou a notícia da quarentena, a escola da minha filha cancelou as aulas e tudo começou a fechar. Hoje (24/04) completa 45 dias que estamos praticamente presos em casa."

CENÁRIO NA ITÁLIA
"No início acho que o povo não respeitou muito as normas da quarentena. Mas as pessoas começaram a ver e se dar por conta quando os hospitais começaram a estar lotados e o número de mortes não parava de subir. Essa parte foi a mais triste. Ninguém sabia ao certo o que era e o quanto era perigoso."

QUARENTENA
"Os primeiros dias de quarentena também foram os mais difíceis pra nós. Tenho dois filhos, uma menina de quatro anos e um menino de um ano, pra eles foi e está sendo muito mais complicado. Ficar sem sair de casa por todo esse tempo. Aqui estamos saindo só para ir no mercado. No início era só farmácia e mercado que estavam abertos, agora eles estão começando a liberar algumas coisas."

TREINOS EM CASA
"No caso do meu time não paramos totalmente com os treinos. Estamos treinando em casa, recebemos toda a semana treinos para fazer em casa."

FUTURO DA SÉRIE A2 (equivalente segunda divisão do futsal italiano)
"A respeito do campeonato ainda não sabemos o que vai acontecer, se vai continuar ou vai terminar essa temporada. Mas eu acredito que o campeonato desse ano, 2019/2020, não continue mais. A Federação Italiana ainda não deu o seu parecer."

LIÇÕES E MENSAGEM AOS BRASILEIROS
"Eu particularmente penso que com tudo isso que está acontecendo no mundo acho que quando tudo voltar ao normal a lição que fica é que temos que valorizar e dar valor para muitas coisas que parecem ser simples e que não damos o valor necessário. No Brasil está só começando, as pessoas têm que respeitar e cuidar umas das outras, fazer de tudo para não deixar acontecer como foi aqui."

Cesar Sachet ao lado da esposa Rafaela e dos filhos Luísa e Nicolas. União da família tem sido fundamental para superar o delicado momento vivido pelo país que abriu o santa-mariense. (Foto: Arquivo Pessoal)
s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter