Atletas, clubes e entidades santa-marienses se unem para ajudar tratamento de Jana Fernandes

Anotadora e cronometrista da ASAF e da FGFS foi diagnosticada com câncer de mama no início de 2020

(Foto: Arquivo Pessoal)

Acostumada a desafios em uma vida inteira dedicada aos esportes, seja dentro ou fora das quadras, onde foi atleta de handebol e futsal, também dirigente e hoje é anotadora e cronometrista da Associação de Árbitros de Futebol de Santa Maria (ASAF) e do quadro da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), Janaína Fernandes encara agora o seu maior adversário e partida mais decisiva.

Figura conhecida do esporte local e estadual, a santa-mariense foi surpreendida ao ser diagnosticada no início da temporada com câncer de mama, passou por uma cirurgia de urgência para a retirada do tumor e agora tem enfrentado as sessões de quimioterapia.

E para ajudar Jana, como é conhecida, a superar este momento, diversos atletas, clubes e entidades de Santa Maria se uniram para contribuir não só animicamente como também financeiramente, com a criação de uma rifa e uma campanha virtual para arrecadar todos os custos necessários para pagar as despesas de exames, consultas, cirurgia e todos demais tratamentos.

- O envolvimento no tratamento da Jana começou logo após ela ter exposto a todos a situação em que ela se encontrava. Assim começamos a ter mais conhecimento sobre o que estava acontecendo. A amizade de longa data teve um peso enorme na vontade de ajudar essa grande pessoa e retribuir de alguma forma tudo que ela já fez por mim, por outras pessoas e pelo futsal feminino. Conseguimos levantar uma grande onda de empatia e solidariedade. Começamos com a vaquinha online, que segue tendo contribuições, e o pessoal teve a ideia de fazer uma rifa também. - comenta a atleta do FMC e responsável pela criação da vaquinha virtual e da rifa, Anna Carolina Kirchhof Nunes, que acrescenta:

- Está sendo impressionante a quantia de pessoas envolvidas, contribuindo na vaquinha, doando camisetas para premiação da rifa e pegando números para vender. É muito gratificante e traz uma alegria imensa ver que se tornou uma corrente do bem. Pois pessoas que nem imaginávamos estão ajudando e alguns mesmo estando distantes arrumaram um jeito de contribuir. É possível perceber o quanto podemos melhorar a vida de alguém, com pequenos gestos e atitudes. Essa foi a forma que encontramos para confortar e deixar menos difícil essa caminhada da Jana. Queríamos aproveitar para agradecer todos os envolvidos, pessoas que se sensibilizaram, que ajudaram e seguem ajudando, aqueles que dão força e apoio. Nunca esqueçam a diferença que podem fazer na vida de alguém.

Na rifa (confira abaixo os locais de venda) uma rede de times de Santa Maria e também de outras cidades contribuíram com a divulgação e com os prêmios que serão sorteados. Entre as equipes engajadas estão os santa-marienses FMC, Málaga, Dallas, Peñarol, ACFF Santos e HFSM, e ainda os árbitros Rafael Klein e Andressa Hartmann e a assistente Maíra Mastella Moreira. Já a vaquinha online (CLIQUE AQUI) tem como meta arrecadar R$ 25.000,00, sendo que até o momento já arrecadou 32% deste total.

Um apoio, que vai além do esporte, e que vem fazendo a diferença no dia a dia e ajudando Jana a passar por todos efeitos do tratamento de uma maneira mas fácil.

- O câncer, independente se é de mama ou de qualquer outro tipo, quando tu fala câncer parece que tudo cai por terra. Acho que é do ser humano mesmo ver primeiro a parte ruim e achar só coisas ruins. Claro que tem situações que são tenebrosas, mas tem também aquela parte que tenta não deixar tu ver só o que é ruim, como o carinho, a atenção, o afago das pessoas. Não tem quem não se comova. Se tu tem esse suporte humano e psicológico a doença não te consome tanto. Quando tu sabe que tem cura e que temporário, então as coisas vão fluindo melhor. - conta Janaína Fernandes, que também agradece por todo amparo recebido de amigos e até de desconhecidos:

- Esse apoio que estou tendo de pessoas ligadas ao esporte e das equipes está sendo muito gratificante e energizante. É um sinal de que alguma coisa boa ficou guardada com essas pessoas. Eu sempre me envolvi com o intuito de fomentar, de expandir, muitas vezes até sonhava de mais, talvez isso que tenha ficado na memória de muitos. Fico muito feliz de saber dessa mobilização. Aceito e agradeço de coração.

Confira abaixo como contribuir com o tratamento de Janaína Fernandes:

Locais de vendas da rifa:

- Casa de Reparos (Av. Rio Branco - 466)
- Eletropeças (Fx. de São Pedro, BR-287, 2408)
- União Eletropeças (Ângelo Bolsson, 288)
- Ginásio de Esportes Pinheirão (Parque Pinheiro Machado)

Prêmios:

Link da campanha online: http://vaka.me/1055788

Outras maneiras de doar:

SICREDI
Agência: 0434
Conta poupança: 64903/0
Camila Fogiato Arruda

BANRISUL
Agência: 0369
Conta poupança: 3900778309
Camila Fogiato Arruda

Mais informações:
(55) 99127-6279
(55) 99695-2929
(55) 99672-6984
(55) 99144-0711

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter