Fixo Jonatan e pivô Gê renovam com seus clubes e vão para a terceira temporada no futsal italiano

Com a desaceleração da pandemia no país, Federação Italiana de Futsal projeta para outubro a abertura da nova temporada. Gê e Jonatan se apresentam em seus clubes no mês de agosto com vínculos prorrogados

(Fotos: Real Terracina/Divulgação e Gear Sport/Divulgação)

Em meados do mês de março os jogadores santa-marienses Geovane Borges e Jonatan Machado desembarcaram no Coração do Rio Grande logo após deixarem a Itália, país que naquele momento era assolado pelo novo coronavírus e assim como o resto do mundo seguiu ordens da Organização Mundial da Saúde (OMS), governamentais e de suas federações, suspendendo e até cancelando competições e toda e qualquer atividade esportiva.

Agora, após a temporada abruptada por esta guerra sanitária e com a desaceleração da pandemia no país, os dois já miram o retorno ao velho continente para mais um ano atuando no futsal italiano, o terceiro consecutivo.

Tanto o pivô Gê, apelido de Geovane, de 22 anos, como o fixo Jonatan, de 23, tiveram seus contratos renovados por mais uma temporada com suas equipes e concorrentes na Série B, a segunda divisão do futsal italiano, ou melhor, do calcio a 5.

Jonatan prorrogou o seu vínculo com Real Terracina, de Terracina, clube da região da capital Roma, no centro do país, enquanto Gê seguirá defendendo a squadra biancoazzurra do Gear Sport Campetto Sant'Antonio, da cidade Piazza Armerina, situada na região da Sicília, no sul da Itália.

- O que estava mais complicado era a incerteza por conta da pandemia. Não sabíamos com toda certeza em relação as datas e retornos, estávamos aguardando a decisão da federação. Agora a princípio está tudo estabilizado, a vida lá (Itália) está bem mais tranquila. Mas essas incertezas passaram para todos os lados, já que a organização dos clubes depende da confirmação da federação e governo. Estamos esperando, mas a pandemia começou a acalmar e os clubes a se organizarem. Conversei com o Real Terracina, tinham outras propostas, mas estou bem adaptado a cidade e a todos no clube. Eles corresponderam aos valores que eu queria também, as coisas se encaminharam e acertei com eles. Graças as Deus as coisas estão dando certo. - declara o fixo Jonatan.

O pivô Gê também comemorou a renovação com o Gear Sport:

- Fiquei muito feliz em renovar com o Gear. Já tinha na cabeça que queria renovar com eles pelo fato de não ter acabado a temporada, o campeonato. Me adaptei muito bem a cidade, ao time. Gostei realmente do time. Fiquei feliz por renovar mais um ano.

No Gear Sport o pivô Gê terá mais uma vez a companhia do ala/fixo Cristiano Goulart, itaquiense com passagem pelo futsal de Santa Maria e que há doze anos atua na Europa. No entanto além de colega de time Cristiano será agora também o treinador de Gê, função que volta a desempenhar e por isso teve participação direta na renovação com o atleta santa-mariense.

- Estamos indo para a terceira temporada juntos. Ano passado já tive a oportunidade de trazer ele para cá (Gear). Pelas características como jogador e como pessoa o Gê conseguiu fazer o nome dele aqui na Sicília. Aqui ele é um jogador reconhecido. Fez um ótimo campeonato no primeiro ano, neste segundo ano também estava brigando pela artilharia. É um jogador completo na minha opinião. Ele é o jogador certo para o tipo de equipe que estamos formando para a próxima temporada. Era o primeiro da lista e graças a Deus conseguimos fazer esta renovação com ele. É um jogador jovem, de muita qualidade, esforçado, dedicado nos treinos e tem um grande futuro pela frente. - afirma o treinador e jogador Cristiano Goulart.

Gê voltou a confirmar o seu faro de gol em mais uma temporada com o Gear Sport. (Foto: Gear Sport/Divulgação)

Jonatan e Gê, que atuaram juntos no primeiro ano na Europa pelo Pro Nissa Futsal, de Caltanissetta, e já realizaram os trâmites necessários para obter a cidadania italiana, irão retornar ao país da bota no mês de agosto, data prevista para a largada da pré-temporada de suas equipes.

Por conta da pandemia a temporada 2019/2020 da Série B acabou cancelada, com as equipes encerrando a competição na posição que ocupavam na tabela de classificação no momento em que o campeonato foi suspenso, quando faltavam mais quatro jogos da fase classificatória e toda fase eliminatória para ser disputada. Assim, o Gear Sport de Gê acabou em terceiro e o Real Terracina de Jonatan em quinto lugar.

Após meses de medo, angústia e incertezas, a Itália vive agora uma trajetória de desaceleração da pandemia. Com a aprovação do governo no protocolo de retomada do futebol, a Federação Italiana de Futsal agendou o início da Série B 2020/2021 para o dia 17 de outubro, com final para 17 de agosto de 2021. Já a Copa da Itália tem previsão de bola rolando em novembro.

- A vontade de voltar a trabalhar está no limite. Vontade de ir de uma vez (para Itália), de seguir o trabalho. A expectativa está lá em cima. Quero voltar bem e trabalhar para buscar títulos. Não tem outra coisa em mente. Quero conseguir o acesso para a Série A, que é o objetivo da equipe, e fazer um baita campeonato. - diz Jonatan.

- A temporada que passou foi muita atípica, ninguém imaginou que iria acabar deste jeito. Mas mesmo assim foi de muito aprendizado, muito amadurecimento. Ficou aquele gostinho de poder acabar a temporada, de ir até o final. E por isso não vejo a hora de poder voltar, treinar e competir novamente. Estou muito ansioso para poder voltar. Acho que esta temporada vai ser um baita salto, um avanço para mim. - projeta o pivô Gê.

Até lá os dois jogadores seguem de férias em Santa Maria e mantendo a forma física de acorno com normas e protocolos de segurança com o amigo e também ex-companheiro de equipes de base Mateus Prestes, personal trainer e ex-jogador do Inter-SM.

- A única semana que não treinei foi quando eu cheguei, depois já comecei um trabalho. O Mateus Prestes e a academia Exclusive Fitness me acompanham tanto quando estou aqui como quando estou lá. Estão sempre cuidando de tudo da minha parte física, periodizando meus treinos. Tenho que chegar bem lá. Jogador de férias joga bola, não tem o que fazer, não dá para parar. Estou treinando toda semana, todos os dias, só finais de semana que não. Nosso corpo é nossa ferramenta de trabalho e temos que estar sempre bem. - revela Jonatan.

- O preparador físico do Gear  manda durante a semana alguns treinos e também tenho feito treinos físicos com o bola com o Mateus Prestes. - conta Gê.

Mesmo com sondagens de outras equipes, Jonatan permaneceu no Real Terracina. (Foto: Real Terracina)
s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter