Handebol Feminino UFSM segue com atividades reformuladas, mas já mira o retorno às quadras

Planejamento da equipe é retornar as atividades em quadra entre outubro e novembro

(Foto: Divulgação/Handebol Feminino UFSM)

O ano que começou promissor para o Handebol Feminino UFSM, com a realização de uma seletiva, com o acréscimo e reforço de quinze novas atletas e com planos de um calendário cheio com competições regionais, precisou ser interrompido às pressas assim como para todos clubes e atletas por conta da guerra contra o coronavírus.

E tal qual boa parte das entidades esportivas santa-marienses o time universitário passou por uma verdadeira readaptação das atividades e até metodologia de trabalho para que, mesmo a distância e longe das quadras, a equipe prosseguisse com o crescimento apresentando nas últimas temporadas.

Após uma breve pausa com a suspensão dos treinos a equipe comandada pela técnica Luma Aires também optou por encontros virtuais para se manter conectada, tentar reduzir as perdas físicas e técnicas ocasionadas no tempo de inatividade na pandemia e também integrar as atletas recém-chegadas ao grupo que hoje conta com 30 jogadoras no total.

- Tivemos um primeiro momento de pausa, onde não haviam atividades com o grupo e as meninas que foram selecionadas no início do ano ainda não estavam inseridas na equipe. Aos poucos fomos nos reorganizando. Reuniões com os dois grupos e depois foi feita uma união, agora contamos com quase 30 meninas na equipe. Estão sendo realizadas reuniões para falarmos dos assuntos que permeiam as atletas, mas também temos falas sobre artigos e análises de vídeos. As reuniões são leves e compartilhamos conteúdos relevantes sobre a pandemia e sobre a modalidade. - afirma a treinadora Luma Aires.

E claro que a sempre exigente preparação física da UFSM não foi deixada de lado neste período. Desde esta retomada nas atividades, mesmo que de maneira remota, a comissão técnica vem disponibiliza treinos e faz o acompanhamento de cada atleta. Já para uma parte do grupo que permaneceu em Santa Maria os treinos físicos no CrossFit Vento Norte também foram retomados normalmente.

- Trabalhamos com treinamentos online, de forma que possam realizar em casa e em qualquer horário que ficar melhor para cada atleta. Rafaela Passamani, fisioterapeuta responsável, planeja semanalmente um trabalho preventivo juntamente comigo. Atualmente temos o trabalho físico também, e inserção de gestos motores e treinamento específico para as goleiras, realizado pela preparadora de goleiras Rafaela Muller. Ainda contamos com o nosso patrocinador Matheus Giacomini, que desenvolve um trabalho com algumas meninas dentro do Box CrossFit Vento Norte. O CFVN é frequentado principalmente por meninas que estão na cidade e conseguem ir. O box é extremamente cuidadoso, está com todas as recomendações, distanciamento, higienização e turmas bem reduzidas, um dos locais no qual julgo mais seguro, neste quesito. Por tanto, como podemos ver, temos dois trabalhos, um online e um presencial. - diz Aires.

Ainda segundo a técnica do Handebol Feminino UFSM, o planejamento e intenção é entre outubro e novembro retornar as atividades no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) seguindo um rigoroso protocolo e todas medidas de segurança. Vale lembrar que no início desta semana o governo gaúcho liberou a realização de competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja, se aprovados pela prefeitura de cada município.

- Tenho um planejamento até outubro e novembro, acredito que estamos nos preparando para quando pudermos estar de volta às quadras. Temos esperança de uma possível solução para esta atual situação do país. Seguimos firmes. Juntos somos mais fortes. - finaliza Luma Aires.

Um dos encontros virtuais entre as atletas e comissão técnica do Handebol Feminino UFSM. (Foto: Divulgação/Handebol Feminino UFSM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter