Santa-mariense segue os passos do irmão e será o novo representante corintiano no basquete universitário norte-americano

Em sua passagem pela Allen Academy, Mateus conbquistou um título e esteve duas vezes na seleção da liga. Foto: Arquivo pessoal

Em sua passagem pela Allen Academy, Mateus conbquistou um título e esteve duas vezes na seleção da liga. Foto: Arquivo pessoal

Se para muitos clubes e atletas a temporada 2020 sequer começou ou ficará marcada negativamente por conta da pandemia mundial do covid-19, o santa-mariense Mateus Blume é uma das poucas exceções que guardará o ano com muito carinho na memória. Atuando no basquete colegial norte-americano, a cria corintiana de 18 anos fechou a disputa da liga estadual A2 2019/2020, que acabou antecipada, como um dos destaques da Allen Academy, da cidade de Bryan, no Texas, e com, isso, recebeu um convite para atuar pela universidade Schreiner University, também no Texas.

Cursando Cinesiologia desde agosto, o ala/armador que defendeu o Corintians/ASIBA dos sete anos aos 15 anos de idade, e na temporada 18/19 foi campeão estadual (State Championship), além de integrar a seleção da TAPPS - liga envolvendo equipes de High School (equivalente ao Ensino Médio), vive agora a expectativa de começar os treinamentos com a equipe que disputará a NCCA D3, espécie de terceira divisão do Basquete Universitário norte-americano, previstos para o dia primeiro de outubro.

- Estou bem ansioso para o começo dos treinos, ainda mais porque eu não pude jogar muito basquete contra outros atletas durante o verão. Ainda bem que já estou me acostumando com a rotina de estudos e treinos, já que os técnicos liberaram o ginásio pra jogar contra outros jogadores do time. - aponta o ala de 1,90m.

Mateus exibe medalha conquistada na Hoigh School. Foto: Arquivo pessoal
Mateus exibe medalha conquistada na Hoigh School. Foto: Arquivo pessoal

Vivendo nos Estados Unidos desde 2017, Mateus agora terá a missão de continuar representando a família Blume nas quadras universitárias dos Estados Unidos ao seguir o caminho do irmão mais velho Gabriel, que teve trajetória semelhante ao caçula em seu período de High School. Pela Allen, Gabriel, que chegou no Texas em 2014, também foi campeão estadual na temporada 14/15, além de ter sido eleito o melhor jogador da competição, antes de assinar com a mesma universidade, localizada em Kerrville, e jogou por quatro temporadas (2016 a 2020), onde concluiu o curso de Exercise Sciencepor no início de 2020.

Com a vantagem de poder contar com os conselhos e a experiência do primogênito da família, Mateus inicia sua mais importante etapa da vida ciente das prioridades e com uma adaptação em plena evolução:

- Neste primeiro mês que estive aqui já conheci vários companheiros de time, principalmente por cause de ser o irmão mais novo do Gabriel, e também por que eu moro em um dormitório com algum deles e vivo no mesmo prédio que todos os freshman's (calouros). Meu irmão mesmo sabendo que treinar bastante é importante, me disse pra focar nos estudos primeiro e no basquete segundo. Ele também me disse da importância de se esforçar todos dias na sala de aula, nos treinos e na academia e de achar uma rotina onde eu consiga ter energia suficiente pra focar no que realmente é importante. - destaca o filho de Elena Blume, presidente da ASIBA (Associação Santa-Mariense de Incentivo ao Basquete).

Depois de atuar pelo time Junior Varsity (equipe B) em sua temporada de estreia devido às regras da liga local (TAPPS), Mateus brilhou no ano seguinte (2018/2019), quando conquistou o título e foi eleito como um dos melhores do torneio com uma média por jogo de 13 pontos, 6 rebotes e 4 assistências.

Em sua despedida da High School, o chamado Senior Year, mesmo com um desempenho irregular de sua equipe (9 vitórias e 12 derrotas), Mateus fechou sua passagem pela Allen sendo escolhido mais uma vez para a seleção da liga estadual - a TAPPS, com médias de 24 pontos, 8 rebotes e 3 assistências por jogo, atuando como armador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter