Em ano atípico, UFSM constrói história no atletismo

Equipe da UFSM participou pela primeira vez da maior competição de atletismo interclubes da América Latina

(Foto: Divulgação/UFSM)

Na última semana, entre os dias 10 e 13, a UFSM esteve representada na maior competição de clubes da américa latina, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Nesta 39ª edição que aconteceu em São Paulo, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, os sete atletas do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) marcaram a primeira participação da Universidade Federal de Santa Maria no campeonato.  

O desempenho de nossos competidores: 

Lançamento de disco - Masculino: Adriano Alexandre Velozo - Marca: 34.70m.  

Cometendo duas faltas, Adriano não conseguiu impor seus resultados anteriores e teve um lançamento abaixo de suas melhores marcas.  

3000 metros com obstáculos - Feminino: Bruna Alves Teixeira - Tempo: 13.38.35.  

Bruna correu bem, mas não conseguiu imprimir seus índices anteriores. Professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, um dos treinadores e coordenador do projeto, explica que a prova requer um treinamento e preparo contínuo, certamente prejudicado pelas implicações do isolamento social e pela falta de espaço para prática, lembrando que a pista da UFSM passa por obras.   

3000 metros com obstáculos - Masculino: Daniel Klein Ortiz - Tempo: 10.02.04 

Daniel também fez uma boa prova, mas não conseguiu alcançar seus números anteriores, muito em razão das dinâmicas de treino afetadas durante o ano.  

Revezamento 4x100 metros - Masculino: Adriano Alexandre Velozo, Edenilson de Brito Saldanha, Rodrigo Constantino de Melo e Kairam Rios - Tempo: 45.94. 

Apesar das dificuldades impostas durante o ano, a equipe se posicionou entre as 12 melhores da modalidade dessa grande competição, disputando nas raias com nomes garantidos que correrão em Tóquio nos próximos jogos Olímpicos..  

Revezamento 4x400 metros - Masculino: Heitor Soares Maia, Edenilson de Brito Saldanha, Rodrigo Constantino de Melo e Kairam Rios - Tempo: 3.43.81. 

Em prova de alto nível, nossos atletas ficaram entre as 8 melhores equipes da modalidade. Com a colocação, a UFSM também marcou seus 2 primeiros pontos em sua história no evento.  

 Acesse os resultados completos em: /www.cbat.org.br/novo/competicoes/trofeu/resultados.php.  

 Apesar das dificuldades para os treinamentos durante o ano e de algumas marcas abaixo do esperado, a presença dos atletas na competição tem enorme valor para a universidade, que passa a figurar nos grandes eventos de Atletismo do Mundo, e apresentou os melhores resultados do Rio Grande do Sul nas corridas de revezamento. Individualmente, nossos competidores destacam o aprendizado e a vivência em uma competição de nível Olímpico.  

As provas também serviram como preparação para quatro dos atletas, que disputarão o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-23 pela UFSM.  As disputas acontecem entre os dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). 

Veja a relação completa: 

Adriano Alexandre Velozo: arremesso de peso, lançamento de disco e compõe as equipes de revezamento 4x100 e 4x400.  

Daniel Klein Ortiz: 5000m, 3000m com obstáculos e compõe as equipes de revezamento 4x100 e 4x400.  

Edenilson de Brito Saldanha: 100m, 200m e compõe as equipes de revezamento 4x100 e 4x400.  

Heitor Soares Maia: 400m, salto em distância e compõe as equipes de revezamento 4x100 e 4x400.  

Via NIEEMS

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter