Retrospectiva ES: As 10 matérias mais lidas em 2020

Nos embalos do fim de ano e retrospectivas, EsporteSUL traz as dez matérias mais lidas no site durante o 2020

A temporada 2020 foi manchada e será para sempre lembrada pela maior pandemia que a humanidade conheceu em um século. A Covid-19 ceifou vidas, parou o planeta, a economia e claro o esporte, um segundo plano diante das grandes crises enfrentadas pelo mundo.

Presenciamos um ano esportivo atípico, com estádios, ginásios, ringues, quadras e arquibancadas vazias, campeonatos e eventos de todas as modalidades cancelados ou transferidos, enquanto os poucos que ocorreram e saíram do papel foram todos de forma adaptada.

Mas apesar de todos percalços deste 2020 também vivemos momentos marcantes no esporte local. Com intuito de reviver alguns fatos desta temporada, o EsporteSUL faz uma retrospectiva com as dez matérias mais lidas em todo 2020.

Confira a lista (clique para visualizar):

1° - Após queda, Inter-SM começa a fazer o acerto e liberar os atletas do elenco (16/12)

"Ainda digerindo a eliminação na semifinal da Copa FGF para o Santa Cruz na decisão por pênaltis, o Inter-SM já deu início nesta quarta-feira (16/12) as ações e tramites para encerrar a temporada e recalcular rotas para 2021.

Com o fim das partidas e compromissos para o Alvirrubro, a diretoria já trata de definir as situações dos jogadores e comissão técnica, encerrando os contratos e realizando o acerto financeiro. Um dia com clima de despedida em que a Baixada voltou a ser melancólica."

2° - Um dos pioneiros do jiu-jitsu em Santa Maria, Antônio "Kapincho" assume desafio do outro lado do planeta (11/03)

"O ciclo que durou, entre idas e vindas, 18 anos no coração do Rio Grande, onde se tornou conhecido como um dos pioneiros na difusão do jiu-jitsu, uma das mais vitoriosas e representativas modalidades de Santa Maria no cenário esportivo gaúcho, brasileiro e mundial, chegou ao fim.

Líder da Drill BJJ School na região central do estado, o faixa-preta Antônio Dias "Kapincho", de 40 anos, assume na próxima semana, o comando da Gracie Sydney, uma das maiores escolas de jiu-jitsu da Austrália."

3° - Com mudanças em protocolo, governo do RS autoriza competições esportivas e treinos em regiões com bandeiras amarela e laranja (18/08)

"O pronunciamento do governador Eduardo Leite realizado na tarde desta última segunda-feira (17/08), no qual semanalmente oficializa cada nova rodada do mapa de distanciamento controlado, trouxe também novidades e alterações nos protocolos sugeridos pelo Estado, incluindo mudanças que atendem ao setor industrial, serviços religiosos e também competições e treinos esportivos."

4° - Jogador santa-mariense de handebol passa período de testes em gigante europeu (05/03)

"Principal joia das categorias de base da UFSM/ASH e maior promessa do handebol santa-mariense na atualidade, o jovem atleta Geywson Eduardo Corrêa cruzou o Oceano Atlântico para viver um sonho e também o seu maior desafio até então da sua cada vez mais promissora carreira dentro das quadras.

Desde o mês de janeiro o jogador de 18 anos vem defendendo um dos gigantes do continente Europeu: o FC Porto, de Portugal, onde permanece, no mínimo, até o mês de abril em período de avaliações, treinando e também atuando por competições oficiais com os Dragões.

Se aprovado neste monitoramento pelos profissionais do clube português, Geywson Eduardo assinará contrato com o Porto e trocará de vez o Coração do Rio Grande pela capital lusitana."

5° - Santa-mariense Eduardo Tanque participa de amistosos no Japão com o Corinthians (22/01)

"O ano de 2020 começou do outro lado do planeta para o santa-mariense Eduardo Tanque. Atleta do Corinthians desde outubro de 2019, o centroavante que integra o time sub-23 alvinegro foi um dos 22 nomes escolhidos pelo clube paulista para um série de treinamentos e amistosos no Japão, mais precisamente na Ilha de Okinawa, abrindo os compromissos oficiais na atual temporada em que miram o Brasileiro de Aspirantes e a Copa Paulista."

6° - Atacante santa-mariense vai disputar Brasileirão de Aspirantes com a camisa do Juventude (15/10)

"Quando a bola rolar a partir das 15h30min deste domingo (18/10) Santa Maria terá mais um representante e filho ilustre entre as principais competições de categorias de base do futebol nacional.

Se no Campeonato Brasileiro Sub-20 o munícipio já está sendo simbolizado pelo zagueiro Josias, da Chapecoense, e pelo centroavante Eduardo Tanque, do Corinthians, na disputa sub-23 da competição, o chamado Brasileirão de Aspirantes, quem carregará o nome do Coração do Rio Grande é o atacante Cadinho, atleta do Juventude, de Caxias do Sul."

7° - Goleiro Samuel e centroavante Eduardo Tanque se unem para combater a fome durante a pandemia (02/07)

"Pode até parecer contraditório, mas mesmo neste momento atual vivido pela humanidade, onde requer distância e isolamento social, a união segue como grande arma e forma para enfrentar o novo coronavírus e todos seus impactos.

E mais um exemplo de solidariedade vem do futebol. Amigos de longa data e ex-companheiros de Novo Horizonte e Inter-SM, onde marcaram seus nomes na história ao levantarem o troféu de campeão do Estadual Juvenil B em 2018, o goleiro Samuel, atualmente sem clube, e o centroavante Eduardo Tanque, do sub-23 do Corinthians, se uniram para tentar mitigar os efeitos da pandemia na comunidade em que fizeram as primeiras defesas e marcaram os primeiros gols."

8° - Maior time gaúcho, Soldiers aparece em lista com melhores equipes de futebol americano ao redor do mundo (05/01)

"Em um inédito ranking de clubes de futebol americano divulgado pela AFI (American Football International), que se dedica a divulgar notícias e atualizações sobre o futebol americano fora dos Estados Unidos, como competições no Reino Unido, Europa, China, Índia, Brasil, Japão e Austrália, o Santa Maria Soldiers foi reconhecido como um dos 225 melhores times do mundo (o ranking não levou em consideração equipes dos EUA e Canadá)."

9° - Eduardo Tanque, do time sub-23 do Corinthians, comenta sobre atividades e treinos em casa diante da crise do coronavírus (28/03)

"A pandemia do Covid-19 interferiu diretamente no calendário esportivo de muitos países ao redor do globo, culminando em uma verdadeira série de cancelamentos, paralisações, adiamentos e alterações de competições de praticamente todas as modalidades na tentativa de conter os avanços do novo coronavírus.

E neste período de quarentena, incertezas e indefinições sobre a sequência da temporada 2020 um dos grandes desafios para os atletas é justamente manter o preparo físico já que os clubes, centros de treinamentos e até academias suspenderam também suas atividades por tempo indeterminado, obrigando cada atleta trabalhar individualmente.

Caso do centroavante santa-mariense Eduardo Tanque, jogador do time sub-23 do Corinthians, de São Paulo, que vem seguindo a risca a cartilha de treinos e atividades passadas semanalmente pelo departamento de categorias de base do Timão."

10° - O golaço de Filipe Machado (05/05)

"Enquanto seguia da sua casa em Belo Horizonte a cartilha de treinos físicos passadas aos atletas do Cruzeiro para o período sem atividades na Toca da Raposa II, o volante santa-mariense Filipe Machado marcava ao mesmo tempo um golaço de solidariedade onde deu os seus primeiros passes e dribles na Vila Lídia, bairro Noal, na zona oeste de Santa Maria.

Conhecendo como poucos a realidade da região que nasceu e foi criado, o jogador que desde o mês de janeiro está emprestado pelo Grêmio ao clube mineiro promoveu mais um grande ato de solidariedade em prol de dezenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, agravada ainda mais por conta da pandemia mundial do coronavírus.

Na tarde desta terça-feira (05/05) foram distribuídos mais de 800kg de alimentos doados pelo camisa 25 da Raposa."

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter